domingo, 31 de março de 2013

CsF: Escolhendo o País e o Teste de Proficiência


Gente, eu realmente voltei! E esse vai ser o primeiro post sobre minha maratona CsF que tem seu fim próximo e eu espero que ele seja feliz. hahahaha
Então, o primeiro passo na verdade nem é escolher o pais, eu só quis encurtar o título, mas a primeira e óbvia decisão é: eu quero/devo/posso fazer intercâmbio?

Eu quero? Bem, essa é fácil e depende só de você. Lembre-se que falarei do CsF aqui mas ele não é a única opção de intercâmbio, nele você vai ter que ficar um ano fora, se você acha isso muito existem outras alternativas. Ele também é um programa de graduação sanduíche, se você quer estudar a língua do seu país destino ele também não é uma boa opção, você já precisa ter certo domínio da língua e estar preparado para acompanhar aulas, fazer provas, trabalhos, etc. Existe a opção de você fazer um curso de idiomas antes de inicias os estudos, mas isso vai exigir que você fiquei mais tempo no país (+3-6 meses) e mesmo assim você precisa provar certo domínio da língua para fazer o curso. Além disso, a competição para conseguir as vagas no programa vem ficando cada vez maior, você tem chances melhores de conseguir a bolsa se tiver a nota para ir sem fazer o curso. Enfim, você quer? Então pense qual intercâmbio é o mais adequado para o que você procura.
Eu devo? Pense nas consequências que ficar um ano fora vai trazer para você e as coloque em uma balança,  por exemplo: pode atrasar sua formatura mas vai enriquecer seu curriculum. Avalie se isso realmente vai ser benéfico para sua vida acadêmica, profissional e pessoal. Na grande maioria dos casos vai, mas é importante pensar nisso, principalmente porque pode te fazer voltar no "Eu realmente quero?". É uma decisão muito IMPORTANTE, não se inscreve só porque todo mundo está se inscrevendo e vai ser uma maravilha.
Eu posso? No caso do CsF nessa parte entra apenas se você atende os pré-requisitos da sua universidade e do CNPq/CAPES (procure informações no site), se for outro programa entra a parte financeira (muito importante). Esse é o grande lance do CsF, eu nunca pensei em fazer intercâmbio por causa do prejuízo que isso traria para meus pais, sem esse peso nas costas ficou muito mais fácil decidir me inscrever.

Bem, concentrando no CsF, você decidiu se inscrever! E agora, qual país? Muita gente já tem aqueeeele sonho, se for seu caso, vá atrás dele. Caso contrário, analise as opções, procure saber a opinião de quem já está lá, procure saber onde é bom na sua área. Mas, o que mais vai pesar na sua decisão é a língua. Assim que eu decidi que eu faria intercâmbio a primeira coisa que veio na minha cabeça foi: Espanha. O CsF não pedia proficiência de espanhol (agora pede) e eu não botava fé no meu inglês. Mas, devido a empurrõezinhos decidi arriscar e me inscrever pra um país que pedisse proficiência de inglês. Minha primeira opção foi o UK, sempre seria (entra na parte do sonho né gente, é o UK ♥). Mas, existem outros países que pedem notas mais baixas no exame e se eu precisasse do curso de inglês eu também me inscreveria para um menos concorrido (UK deram 2700 inscritos pra no max 2000 vagas enquanto nos outros países, exceto Portugal, sobraram vagas). Então a decisão final do país viria apenas depois da nota do teste.


Era Setembro/2012 e eu precisava decidir: IELTS ou TOEFL? Foi muito fácil pra mim, só tinha data pra fazer o IELTS, hahahhaha. As inscrições acabavam lá pelo dia 20 de dezembro (o prazo pro envio do resultado do teste era um pouco maior) e só tinha TOEFL no final de janeiro. Me inscrevi para o IELTS de 08 de dezembro. Aqui vem a primeira grande lição: SE INSCREVAM PARA O TESTE O MAIS RÁPIDO O POSSÍVEL. Tem milhares de pessoas se inscrevendo, teve gente da minha sala indo pra SP fazer. No final das contas, por falta de opção, eu me deu foi bem. Primeira dica muito importante: se quer UK, faça IELTS, se quer USA, faça TOEFL. Ter feito um ou outro não te impede de se inscrever em nenhum país. mas nesses casos específicos ajuda muito porque por serem os países de origem dos testes eles são mais receptivos a eles. As universidades no UK pedem notas bem mais fáceis de serem atingidas no IELTS do que no TOEFL e algumas unis do USA não aceitam o IELTS.
Outras coisas importantes:

  • O resultado online do TOEFL sai mais depressa do que o do IELTS (poucos dias), mas o certificado original que vem pelo correio chega mais depressa no IELTS. O certificado do IETLS vem de SP e é postado 13 dias depois do teste. O do TOEFL vem dos USA. Conheço gente que fez em novembro do ano passado e ainda não recebeu seu certificado do TOEFL.
  • Alguns países exigem o certificado original na inscrição (é o caso do UK). O que o pessoal faz no TOEFL é enviar para um endereço nos USA (chega em menos de uma semana), ai a pessoa que recebe digitaliza e você faz sua inscrição. MAS, o certificado ORIGINAL é solicitado para que você possa tirar o visto de estudante (pelo menos no UK).
  • O IELTS é feito no papel e o speaking é feito com um examinador, e provavelmente sua presença será necessária dois dias: um para as provas escritas (sábado) e um para o speaking (quarta, quinta ou sexta). O TOEFL é feito no computador, todas as partes, e num só dia.
O próximo post da série será sobre o IETLS, não sei nada do TOEFL mas você acha muita informação na internet. Me parece mais difícil, mas nunca fiz de fato nenhuma prova pra saber. O melhor que você tem a fazer é pedir a opinião de quem já se candidatou para o país e analisar as informações. Procure os grupos dos editais no facebook, tem muita coisa lá. 

Há milhares de opiniões sobre tudo que eu falei aqui gente, mas espero ter ajudado (ou pelo menos entretido alguém com o texto por um tempo :P). Já falei sobre o que será o próximo post, ele será mais informativo e acho que pode ajudar quem vai fazer a prova. Qualquer coisa lógico que podem me perguntar.  Espero voltar logo. hahahha

Nenhum comentário: