quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Viagem de Fim de Ano [Parte 1 - Bruxelas]

Como prometido aqui estou eu para contar como foram minhas aventuras no "continente". Uma pequena pausa antes para comentar que eu acho engraçado o fato de que as pessoas da Inglaterra chamam o resto da Europa de continente. hahaha Como se eles não fizessem parte da Europa, é uma coisa de se achar superior, mas enfim...
Saímos de Sheffield num trem pra Manchester no dia 21/12 por volta de 08h. Fomos Eu, o Gabriel o Chó-chó e a namorada dele, eles coincidentemente iam pegar o mesmo vôo para a Bélgica que a gente. Depois de muito esperar no aeroporto e de 1h de atraso o avião decolou com destino à Bruxelas.
Chegando em Bruxelas a gente ainda tinha que pegar um ônibus pra ir pra cidade, o que levaria mais ou menos 1h. O combinado era encontrar com a Bruna e com Xéus onde o ônibus chega, às 17h. Mas, como nosso voo tinha atrasado a gente não sabia se elas estariam lá. Quando meu celular deu sinal eu vi que era barato pra enviar mensagem, então mandei uma avisando que estávamos atrasados, mas eu não sabia se o celular da Xéus pegava lá, só podia torcer.
Quando descemos do ônibus não tinha ninguém lá, vixe. Resolvemos entrar na estação e logo de cara encontramos as duas! Aparentemente a Bruna tinha me enviado uma mensagem no whatsApp no dia anterior falando pra gente encontrar nesse lugar, mas meu whatsApp não estava funcionando porque estava desatualizado e eu nem sabia. hahaha
Mas no fim das contas deu tudo certo, elas tinham recebido minha mensagem e sabia que a gente estava atrasado.
De lá fomos ver um lugar, que não achamos, e fomos comer. Já era tarde então fomos para o Hostel, e que hostel! O quarto era enorme, limpinho, tudo ótimo. Dormimos pra no dia seguinte acordar e turistar desde cedo.
O primeiro lugar que fomos foi o Atomium, uma das principais atrações da cidade. E depois fomos para o centro bater perna e conhecer todos os outros lugares.
Achei o centro da cidade muito bonitinho, mas fora dele é uma cidade grande normal. E achei tudo muito caro, até as redes tipo McDonnalds e Starbucks eram mais caras que o normal.
Foi lá que começou meu choque linguístico, tudo estava em francês ou deutsch, não entendíamos ninguém e muitos não nos entendiam. No hostel os funcionários falavam inglês, mas fora lá e nas atrações turísticas as pessoas falavam muito pouco.
Eu acho que nunca vi tanta loja da Häagen-Dazs, o que fez a gente se perguntar se a marca era de lá. O Google me revelou que apesar do nome ela é americana e os fundadores usaram esse nome como marketing, já que as pessoas tendem a pensar que as coisas estrangeiras são melhores.
Enfim, deixa eu continuar depois desse momento cultura. No centro tem milhares de lojas de chocolate e waffles. Algumas são liiiiiindas e meu bolso nem me deixava entrar.
Mas fiz questão de comprar um chocolatinho pra mamãe né (pra mim não). Não ganhei chocolate mas pesquisamos no google e fomos para o lugar que deveria fazer os melhores waffles da cidade. Eu não posso te garantir que eles eram os melhores da cidade porque não comi nenhum outro mas meu deus, eram MUITO bons. Acho que foi a coisa mais gostosa que eu comi em toda viagem.
 Eu não sabia mas existem dois tipos de waffle, o da esquerda é um retangular e crocante e o da direita é oval e macio. O meu era o da direita e tava era bom! hahaha
Waffle saboreado, fomos em direção ao monumento que é o símbolo da cidade. Manneken Pis, a estátua de um menino fazendo xixi (vai entender). Foi a maior decepção da viagem, eu achei que ia ter uma estátua grande numa praça mas não era nada disso, quase passei reto porque nem vi que tinha chegado. hahaha
A estátua deve ter uns 30 cm e fica numa esquininha qualquer da cidade. Não sei porque é o símbolo da cidade mas enfim, se for a Bruxelas tem que ir lá ver, agora com meu aviso pelo menos não irão se decepcionar.
Depois das andanças passamos num Carrefour e compramos os ingredientes para fazer nossa requintada macarronada com Atum, pra mim e pra Bruna, e com salsicha pro Gabriel. Nesse ponto a Xéus não estava mais com a gente, ela continuou explorando a cidade e a gente voltou pra casa porque tínhamos que pegar o ônibus pra Frankfurt naquela noite.
Gostei de conhecer a cidade e achei um dia o suficiente, não deixamos de ir em nada que queríamos. Vale a pena ficar mais tempo pra poder conhecer outras cidades perto, tipo Bruges, que era nosso plano. A gente devia chegar lá em Bruxelas de manhã, mas a Ryanair cancelou nosso voo e nos colocou num mais tarde, então só a Bruna e a Xéus foram.
Na noite do dia 22/12 partimos pra Frankfurt (novamente com 1h de atraso), lá iríamos encontrar mais companheiros de viagem. As histórias do outro lado da fronteira com a Alemanha ficam pro próximo post, até! :D

Nenhum comentário: