domingo, 16 de fevereiro de 2014

Viagem de Fim de Ano [Parte 5 - Berlim]


Olha eu aqui batendo recorde de postagem! hahaha
Hoje vou falar da última parada do mochilão da automação: Berlim. Chegamos lá no dia 29 de noite, então fomos para o hostel. O Zé se separou da gente nessa hora porque ele ia ficar em outro hostel com o Rogger. O hostel era pequeno mas bem arrumadinho, apesar do banheiro não ser no quarto ele só era dividido com outros 2 quartos que ficaram vazios na maior parte do tempo em que estávamos lá. O quarto era bem bom e a gente ganhava chocolate todo dia. hahaha Além de café, chá e cappuccino (de saquinho) à vontade. Não era no centro da cidade mas ficava do lado de uma estação de metrô, então foi ótimo.
Fomos logo dormir porque no dia seguinte nós tínhamos hora marcada para fazer uma visita ao parlamento (Bundestag).
Acho que a visita era às 10h, então acordamos cedinho pra nos arrumarmos e fomos. Foi super legal, lá é bem bonito e ainda por cima te dá uma bela vista da cidade. Você vai subindo na cúpula e tem um áudio-guia, disponível em várias línguas, incluindo português. À medida que você passa em certos pontos o áudio é ativado e vai te contando coisas sobre o parlamento e sobre a cidade, até te fala pra procurar uns prédios na paisagem. hahaha


Saindo de lá iríamos encontrar com o Zé, o Rogger e o Eli na Television Tower. No meio do caminho passamos por vários lugares, até uma loja da Mercedes. hahaha O mais bonito, é mais famoso, foi o Berliner Dom, a catedral da cidade. Nessa foto ai dá até pra ver um pedacinho da Television Tower no fundo.


Com uma certa dificuldade, já que o celular de ninguém pegava, encontramos com os meninos e de lá fomos pro East Side Gallery. Que é uma seção do muro de Berlin que foi transformada em uma galeria a céu aberto. Fiz uma rápida pesquisa e as pinturas foram feitas por mais de 100 artistas que vieram do mundo todo. Infelizmente a galeria sofre vandalismo com frequência e tem que ser constantemente restaurada.


Esse era nosso dia para turistar, já que no dia seguinte era véspera de ano novo e dia primeiro todos nós estávamos indo para casa cedo. Então não perdemos tempo e continuamos as andanças (lógico, depois de andar por toda a galeria, hahaha).
Fomos em outros pontos turísticos e até passeamos por um mercado (adoooro S2). Os mais importantes foram o Checkpoint Charlie, que é onde ficava um posto militar na divisa das Alemanhas Oriental e Ocidental, e o museu Topografia do Terror, que infelizmente não tivemos tempo de explorar direito.


No caminho para o hostel topamos com um Christmas Market e eu ganhei um Lebkuchen Heart S2. Acabou que fomos pro hostel cedo porque neste ponto da viagem já estávamos moooortos, ai resolvemos dar um tempo lá e depois sair para jantar. Eu aproveitei para saborear meu lebkuchen heart com um cappuccino. hahahaha
Na hora de jantar encontramos um verdadeiro achado. Fomos procurar algum lugar perto do hostel e encontramos uma steak house argentina. Como carne vermelha aqui é muito cara, geralmente nem cogitamos uma steak house porque os preços são absurdos, mas o Rungue foi curioso e resolveu que queria ver o cardápio (geralmente por aqui tem um cardápio na rua, na porta do restaurante) e ai que ele viu que tudo no restaurante estava pela metade do preço (oi? é isso mesmo produção??). Não perdemos tempo então e entramos felizes, mas um pouco apreensivos já que os preços estavam tão baixos. Quando a esmola é demais o santo desconfia né. hahaha Acabou que cada um pediu uma coisa diferente e tudo estava uma delícia. Fomos dormir de barriga cheia (beeem cheia).
No dia seguinte iríamos encontrar com os meninos de novo e também com o Ninho e com a Xéus, super reunião da automação. Havíamos combinado de almoçarmos todos juntos, nossa "ceia" de ano novo. Encontramos com ele mas antes de irmos comer passamos pelo memorial aos judeus assassinados da Europa.
Na hora de ir comer adivinhem onde fomos?? Na steak house argentina novamente. hahaha
Dessa vez eu pedi o prato que o Álvaro tinha pedido no dia anterior porque pareceu o melhor da mesa. Era uma carne de porco num molho de gorgonzola que vinha acompanhada de batata frita e um pratão de salada. hmmm
Saímos todos satisfeitos e combinamos de encontrar mais tarde para a virada do ano.


A virada do ano foi uma saga! Nós saímos atrasados pra encontrar o pessoal, mas mesmo que estivéssemos saído na hora nosso plano nunca daria certo porque combinamos de encontrar num lugar estúpido, para o qual o acesso estava fechado durante o ano novo. hahaha
Além disso, a gente ia descer numa parada de metrô que estava fechada e só percebemos quando vimos que todo mundo desceu do metrô em outra parada (que era uma depois da que a gente queria), ai resolvemos olhar e mapa e percebemos que estávamos depois de onde deveríamos descer. Descemos do metrô, pegamos ele pro outro lado e descemos onde o pessoal havia descido. Da estação fomos seguindo a multidão até onde deveria ser a entrada para a área onde acontecia a festa de ano novo.
Caminhamos tranquilos com toda nossa ingenuidade e quando chegamos na entrada, fecharam o portão na nossa frente. E nós ficamos tipo: como assim??? Acontece que vai enchendo e eles vão fechando as entradas. Os guardas mandaram a gente seguir reto e procurar a próxima entrada, e foi o que fizemos, nós e dezenas de outras pessoas. Chegando no próximo portão...... mais um que foi fechado na nossa cara. Nesse ponto vimos que o pessoal começou a correr e tal então apressamos o passo. Devemos ter dado de cara com mais uns 3 portões fechados, e eles não eram próximos um do outro não, andamos pra burro.
Quando chegamos no último portão vimos de longe que ainda tinha gente entrando e corremos pra chegar lá. Foi tenso porque juntou uma multidão querendo entrar e eles começaram a fechar o portão na multidão. Fomos espremidos para dentro da área mas conseguimos entrar.
Respiramos aliviados mas mal sabíamos nós que o Brandemburg Thor, onde ficava o palco, estava beeeem longe da gente. Nesse ponto já estávamos andando todos de mãos dadas pra não nos perdermos na multidão. hahaha
Fomos caminhando em direção ao portão e nesse caminho tinha uns palcos pequenos com uns showzinhos, além de barraquinhas e em alguns pontos telões que mostravam o palco principal. Além disso tudo, nesse caminho também haviam... mais "portões"! Nos deparamos com guardas fechando a passagem, falando que aquela área já estava muito cheia. Com insistência passamos do primeiro e corremos pro próximo para não ficarmos pra trás. Passamos por mais um e chegamos em outro fechado. Tentamos esperar pra ver se eles iam abrir pra alguns passarem como o pessoal de trás fez mas nada feito. Ai percebemos que tinha um pessoal pegando um caminho off-road pelas árvores para passar e lá fomos nós. Passamos tranquilamente pelo mato mas logo na frente tinha outro portão que nem insistência nem atalho foi o bastante pra gente conseguir passar. Nos contentamos que iríamos ficar por ali e ver tudo no telão.
Eis que surge um problema, justo aquele telão estava com problemas de som. Depois de um tempo apenas assistindo a festa e vendo as mensagens em alemão na tela, sem entender nada, lógico, o som foi concertado. Mas, não sei se foi uma coisa muito boa. Os cantores era alemãos e alguns deles eram bizarros. hahahaha
Quando chegou a hora da virada estávamos cheios de expectativas pra ver os fogos. Tenho que dizer que os da Pampulha dão um show nos de Berlim. Os do Rio então, sem comparação. Não foram nem 10 minutos de fogos e todos simples, nada demais.
Logo quando os fogos acabaram todo mundo foi embora e bateu aqueeeele frio. Decidimos ir também. Andamos horrores pra encontrar uma estação aberta e pela segunda vez na viagem eu achei que ia perder meu pé. hahah
O chão estava todo congelado, tinha até que tomar cuidado pra não escorregar. Depois de um tempo que me pareceu infinito, chegamos no hostel e fomos descansar pra no dia seguinte partirmos todos para casa.
A Bruna e o Rungue nem dormira, eles tinham que ir lá pelas 4h pro aeroporto. O Álvaro foi comigo e com o Gabriel umas 8h eu acho. De lá pegamos um voo direto pra Manchester, em Manchester pegamos um trem aqui pra Sheffield e viemos pra casa andando da train station (este caminho nunca me pareceu tão longo, hahaha).
Chegamos em casa mortos no dia 1º, descansamos bastante porque logo logo precisaria de mais pique já que eu estava esperando uma visita muuuuuito especial no dia 3!!!!
Como podem ver, ainda não terminei de contar sobre minhas aventuras de férias, não sei quando mas depois eu volto pra falar sobre os dias maravilhosos que passei na companhia da minha amiga linda!!
Até mais!

Nenhum comentário: