domingo, 2 de fevereiro de 2014

Final Exams


Bem, eu sei que não cheguei nem na metade das minhas viagens mas resolvi fazer uma pequena pausa para contar como foi minha experiência com os final exams aqui no UK enquanto a memória ainda está fresca (a memória das férias já dançou mesmo).
Começando pelo começo, a única matéria que eu tive avaliação durante o semestre foi inglês. Toda semana tinha trabalhinho, além de apresentação e tal. O que foi uma maravilha, até cair a fixa de que isso significava que toda a minha nota das outras matérias seria avaliada apenas no final do semestre.
Aqui em Sheffield, e no UK em geral, eles tem um período no final do semestre para que sejam realizadas as provas finais, e muitas vezes elas valem 100% da sua nota. Nosso período de exames começou dia 20/01 e acaba no final da semana que vem. Suas provas podem ser em qualquer época dessas 3 semanas, mas parece que as do mesmo departamento são relativamente próximas. As minhas foram todas na primeira semana e no início da segunda, enquanto o pessoal que faz biologia começou as provas por agora e termina semana que vem.
Eu tive 5 provas, 1 de inglês e 4 de engenharia (Space Systems Engineering, Advanced Control, Intelligent Systems e Optimisation and Search). A de inglês valia apenas 1/4 da nota, porque o inglês é dividido em Language e Skills, só o Language tem prova e ela vale 50% da nota do Language, então 25% da total.
A de Advanced Control valia 50% da nota, porque tivemos dois trabalhos para serem entregues uma semana antes da prova e eles valiam os outros 50%. As outras 3 valiam 100% da nota nas matérias.
O trabalho de Advanced Control e o de Inglês (Skills) que eu tinha que entregar logo antes das provas eu fiz antes de viajar, mas os estudos para as provas só começaram mesmo depois que voltei de viagem. Tive uma semana antes da minha primeira prova inteiramente dedicada aos estudos. Meu plano foi: um dia pra estudar cada matéria nessa semana e depois eu estudaria para a próxima prova até ela chegar, já que eu tinha um intervalo de 1 ou 2 dias entre elas. E foi esse plano que segui.
A primeira prova foi a de Space Systems e acho que foi a que me deixou mais ansiosa. Primeiro por ser muita matéria pra decorar, tinha muita informação e sei lá o que iriam perguntar. Segundo por ser a primeira prova e eu ainda não estar familiarizada com como as coisas eram por aqui.
A prova foi no Sports Hall da universidade, junto com outras 3 provas de outras matérias aleatórias. Quando você entra no Hall deve deixar bolsa, mochila, casaco e o que for lá na frente. Só pode levar pra mesa um estojo transparente, garrafa de água transparente, calculadora com o selo de aprovada pela universidade (Não pode usar tipo HP) e sua carteirinha da universidade.
Ai tem um caderno de pergunta e um de respostas, no final você amarra os dois juntos com um barbante.
Mas enfim, a prova. Ela estava bem grande, eram 4 questões e você escolhia 3 pra fazer. Por sorte tinha uma questão igual à da prova antiga que o professor disponibilizou pra gente. Duas questões eu sabia fazer tudo, as outras duas eu só sabia mesmo alguns itens (uma tinha até a letra f e a letra f tinha 5 itens), julguei em qual eu tinha maior capacidade de enrrolar demonstrar meu conhecimento e pronto. Sai satisfeita da prova, apesar de tudo. E com uma sensação ótima de "menos uma"!
A próxima foi a de inglês. Foi a que eu não estava me importando muito. Isso porque não vale nada pra mim, academicamente. O que valeu foi a melhora no meu inglês por causa das aulas, a nota não importa muito. Foi também a mais estranha, outras 3 pessoas que moram comigo também fizeram a prova e "estranha" foi a definição que todas deram. hahahaha
A terceira foi a de Advanced Control, matéria que uma vez foi considerada do capeta por mim, pelo Gabriel e pelo Arthur, mas que agora já era parte da nossa vida. A prova foi no matlab (se fosse no papel ele sairia em branco) e foi ai que eu tive minha primeira grande frustração com os exams. A prova foi feita numa sala de computadores da universidade e obviamente a gente precisava da biblioteca de controle do matlab. Só que, a universidade tem um número limitado de licenças, então em alguns computadores de vez em quando não era possível executar algumas funções como "ss()" (que eu precisava só para TODAS as questões da prova). Eu e outra meninas fomos as premiadas com a "falta de licença" e a solução era simples, ficar fechando e abrindo o matlab e tentando rodar seu código até funcionar... que beleza! A menina estava com o notebook dela e o professor autorizou que ela fizesse a prova nele, eu... rodei. A prova era até 15h e quando era 14h50 eu ainda não tinha conseguido rodar meu código. Ai eles avisaram que dariam até 15h30 e lá pelas 15h eu finalmente consegui rodar as funções. Aleluia! Eu tinha digitado o código todo e fui voltar láaaa no início pra ver se ele estava rodando, ver os resultados e com isso responder as questões. Foi legalzão ter que fazer isso tudo em menos de 30 minutos porque 15h30 a tarefa de submissão da prova iria sumir do sistema.
Tudo bem, fiz o que podia, fiquei muito puta, mas fazer o que né?! Sempre temos nossa parcela de azar na vida e eu ainda tinha 2 provas pra fazer.
A penúltima foi a de Intelligent Systems, o professor tinha disponibilizado uma prova antiga pra gente que não era difícil, mas era bem estranha. Tipo, ele dava os gráficos das funções de pertinência mas eles não tinham valor, ou coisas do tipo, então você tinha que inventar umas coisas, fazer umas acomchambradas, e algumas das repostas que ele passou pra gente nem faziam muito sentido mas, fazer o que? Fomos eu, o Gabriel e o Arthur novamente, com a cara e com a coragem. hahaha
A prova estava bem mais difícil do que a que ele passou pra gente e teve até uma questão que eu não sabia fazer porque eu não tenho ideia de como funciona um sistema de estabilização de imagem. A gente tinha que inventar um controlador fuzzy prum sistema de estabilização de imagem mas ele não falava NADA além disso, como eu não faço ideia de como isso funciona eu nem sabia que variáveis de saída usar pra poder inventar alguma coisa. hahaha
Além disso a prova teve outras estranhezas, o que fez com que saíssemos os 3 frustrados, mas novamente não havia mais nada a se fazer além de concentrar pra tão esperada última prova!
Optimisation and Search, decoramos todos os métodos e conceitos e partimos. Novamente a prova estava bem grande, muitas questões que você precisava de um tempo pra pensar no que fazer, mas você não tinha este tempo. Com algumas enroladas nos minutos finais, completei a prova e estava finalmente livre!
Ufa, foram semanas apertadas que eu achei que nunca acabariam, mas aqui estou eu. Os resultados não foram excelentes, mas o sistema de notas aqui é bem diferente. Você só precisa de 40 pra passar, ai 40-49 é D, 50-59 é C, 60-69 é B e 70-100 é A. Eu fico com a impressão de que eles fazem as provas grandes pra ninguém tirar nota muito boa mesmo, porque mais de 70 já é A e você só precisa de 40 pra passar. Ai as provas são imensas, perguntando tudo da matéria, e é lógico que você não vai saber tudo ou não vai ter tempo de fazer tudo direito. Acho estranho, porque é bem diferente do Brasil né, mas é assim que funciona aqui.
Apesar do meu semestre começar dia 10/02, as notas dos exams só saem tipo dia 10/03. Sim, é isso mesmo, você começa o segundo semestre sem saber se passou nas matérias do primeiro e a recuperação (exame especial) só acontece em julho, depois dos final exams do segundo semestre. E existem matérias que são pré-requisitos pra outras, então eu realmente não sei como funciona isso. hahahaha
Enfim, sobrevivi e agora estou curtindo meu descanso até as aulas voltarem. Me matriculei na academia e começo amanhã, já que o vôlei vai diminuir os treinos. E no mais está tudo em paz. :D
Está ficando cada vez mais frio aqui, mas ainda não vimos neve direito, quando ela chegar podem ter certeza que postarei várias fotos!!
Beijos e depois volto com o resto das histórias sobre minhas viagens de fim de ano e com mais notícias!

Nenhum comentário: