sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Doe Sangue, Doe Vida


Hoje eu fiz uma coisa que eu estava querendo fazer faz tempo, doar sangue. Vou então contar pra vocês passo a passo como foi para incentivá-los a fazer o mesmo.
Eu marquei hora pelo SITE do Hemominas, o que não é necessário mas é recomendado, senão você corre o risco de passar boas horas lá. Marquei para hoje 9h40 nos Hospitais.
Cheguei lá era 9h30, na portaria você da seu RG, pega um crachá e é encaminhado para onde deve ir dependendo do que você for fazer lá. Em seguida fui em uma sala onde uma moça me passou algumas orientações sobre a doação e depois eu fui para o cadastro, onde pegam seu endereço, telefone, etc.
Depois do cadastro tem e consulta médica, eu era o nº 19 do agendamento e quando eu cheguei no local de espera estavam chamando o 16, demorou um pouco pra me atende porque além dos agendados tem os não agendados e os convidados, mas eu vi pessoas que entraram na minha frente no Hemominas mas não tinham marcado hora e estavam com a senha 59 e ainda estava no 48, que bom que eu marquei hora.
Na consulta a médica me fez uma série de perguntas sobre minha saúde e meu hábitos e mediu minha pressão, que não pode estar alta nem baixa. A minha estava boa mas eu vi pessoas sendo "cortadas" nessa fase também por causa de pressão alta.
Depois disso é preciso fazer o teste de anemia e a pesagem, o teste de anemia todos fazem, a pesagem só os pequenininhos e magrinhos pra ver se tem mais de 50kg e felizmente o meu deu mais de 50, mas deu perto de 50, pude doar e estou esbelta. hahahahhaha (Quem tem até 55kg doa um pouco menos de sangue).
Depois disso você faz um lanchinho, foi suco com biscoito, lava os braços e aguarda até te chamarem para as cadeiras de doação. Nessa hora eu descobri que em alguma das etapas anteriores você poderia ter falado que também quer fazer o cadastro de medula óssea, ai na hora da doação o cadastro também seria feito.
Já na cadeira aquela borracha é amarrada no seu braço, odeio aquilo mas você até acostuma rápido com a sensação, e finalmente a moça fura seu braço e começa a coleta.
Na hora que fura lógico que é ruim, estão furando seu braço, e no início é estranho, você sente quente no seu braço e a agulha incomoda um pouco, mas depois de 1 min você já acostumou.

(Pedi a moça pra tirar uma foto pra ficar de prova e pra encorajar vocês)

Não marquei o tempo mas dizem que demora de 5 a 10 minutos a coleta, depende da pessoa. A pessoa que ficou na cadeira ao meu lado começou um pouco depois de mim e terminou antes, era um homem mas não sei se é por causa disso que andou mais depressa.
Quando acabou e a moça tirou a agulha eu senti meu braço bem dormente mas ai você fica deitado uns 5 minutos com o algodão no braço e passou. Me avisaram que era pra levantar devagar porque geralmente da uma tontura, eu levante devagar e não senti nada.
Saindo você faz outro lanche, dessa vez até mais coisa do que biscoito. Na hora do lanche quando eu ia levantar o copo eu percebia que eu estava tremendo um pouco, mas passou depressa e até agora não tive nenhum outro sintoma.
Sai do Hemominas já era 11h15, mesmo marcando horário demora um tempo razoável, me informaram que se for mais cedo é bem depressa porque costuma estar vazio (abre às 7h), e na parte da tarde é mais cheio.
Fiquei feliz, tinha tempo que queria fazer isso, ainda mais depois que descobri que meu tipo sanguíneo (B-) é o 2º com o menor percentual de doadores no Hemominas, perde só pra (AB-), o com o maior é o (O+), ainda bem que tem muitos doadores O, mas isso não quer dizer que o seu sangue não será bem aproveitado viu?!
Bem, acho que já falei bastante, por fim só quero pedir a quem tiver condições e um tempinho agora, ainda mais meus amiguinhos da universidade que ainda estão de férias, vá ao Hemominas e faça uma doação, eu realmente fiquei muito feliz e voltarei lá quando puder e depois do intervalo necessário (3 meses para mulheres).
Obrigada a quem leu tudo e também que leu por alto mas parou 1 mim pra pensar no assunto. Até mais!! :)))

Um comentário:

Lucas disse...

Parabéns pelo post Olívia!
Eu também estava querendo doar, agora que eu sei como funciona vai ser mais fácil.