quarta-feira, 3 de abril de 2013

CsF: Inscrevendo no CsF


A parte de inscrição no CsF é bem simples. Se você pretende se inscrever deve ter lido os editais para escolher pra onde iria, ver as especificações, etc, logo, sabe o período de inscrições. Nos últimos editais eles estenderam esse período, mas não conte com isso, não custa nada ser prevenido. Além dos seus dados você vai precisar de alguns documentos digitalizados:

  • Histórico Escolar
  • Resultado do Teste de Proficiência
  • Comprovante de IC, ID, etc (Se tiver)
  • Comprovante de Premiação em Olimpíadas Acadêmicas (Se tiver)
IC, ID e premiações te ajudam, não só porque são critérios de desempate como também enriquecem seu curriculum e alguns países (como UK e USA) pedem que você escreva textos para aplicar (em outro post falarei sobre isso).

O resultado do teste de proficiência pode geralmente ser um print screen do resultado online, MAS, alguns países (como o UK), pedem o resultado ORIGINAL digitalizado, o que chega pelo correio. Então: leiam bem o edital! 
No meu edital essa exigência foi retirada porque armaram barraco já que o resultado do TOEFL demora uns 3 meses pra chegar. Há alternativas, como enviar pra um endereço nos EUA ou solicitar um PDF do resultado original (eles enviaram para algumas pessoas exclusivamente do programa CsF). Mas, na hora de inscrever no parceiro do seu país de destino (um dos próximos posts), você provavelmente precisará do original. E na hora de tirar o visto, se o país exigir o certificado, com certeza vai precisar né?! (UK exige)
O resultado do teste é o único documento que pode ser enviado depois, tem um prazo maior (foi mais ou menos um mês a mais), não sei como funciona bem porque não precisei fazer, mas abre um link específico pro envio.

Na hora da inscrição ela pode ser de duas formas, dependendo de qual órgão é responsável pelo seu edital, CAPES ou CNPq. Aqui vai uma lista de quem era responsável por cada edital na minha chamada, mas não sei se isso é constante (deve ser).



Nos países do CNPq, para você se inscrever será necessário criar um lattes. Provavelmente você sabe o que é isso, mas se não souber: http://lattes.cnpq.br/ e depois poderá acompanhar seu processo através da plataforma Carlos Chagas, no e-fomento: http://carloschagas.cnpq.br/
Eu não sei como é nos editais da CAPES, mas o pessoal reclama que não tem nada tipo o e-fomento. Mas na verdade não acontece nada lá, só aparece sua inscrição e os documentos que você enviou (ai da pra conferir), mas falam que só muda alguma coisa lá depois que você já foi aceito.

Depois de cadastrado no lattes você vai usar seu login na página de inscrição do seu edital no CsF e vai aparecer um formulariozinho. Você preenche ele, faz upload dos documentos que eu citei e pode salvar ou enviar. Pronto.
Quando você enviar recebe um recibozinho e fica nessa por um bom tempo. hahahaha
É um pouco desesperador a falta de informação sobre seu processo, acho que por isso o povo da CAPES sente falta do e-fomento. Pelo menos lá você pode ver sua inscrição, saber que ela pelo menos foi enviada e tá lá certinha.

Depois de inscrito você precisa ser homologado pela sua universidade, assunto do próximo post que provavelmente será curtinho. Tentarei voltar amanhã gente, até!

Nenhum comentário: