domingo, 7 de abril de 2013

CsF: Inscrevendo no Parceiro (UUK-SwB)

Voltei, agora com o último post atrasado já que este descreve a fase que antecede a que eu estou no momento. No último post falei da homologação pela universidade, depois disso vem a homologação pelo CNPq/CAPES. No caso do CNPq esta fase é um mistério, a CAPES mandou e-mail avisando pra quem foi homologado e colocou a lista no site do CsF. O CNPq não falou nada com a gente, apenas com o parceiro no país de destino (no caso do UK o UUK-SwB). Ai o parceiro entrou em contato com os pré-selecionados para que eles se inscrevessem no portal do SwB, e é disso que eu vou falar.

O Universities UK (UUK) é o parceiro do CNPq, ele é o representante de um grupo de universidades (acredito que quase todas do UK) e é o mediador da inscrição de alunos internacionais no UK (não sei se os nacionais também). Mas, sendo o CsF um programa diferente e tomando as proporções de tomou foi criado o Science without Borders (SwB) UK e este é o responsável pela alocação dos alunos do CsF.
Antes os alunos se inscreviam no UUK, agora existe uma plataforma exclusiva pro SwB.

Pois bem, os alunos com a candidatura pré selecionada pelo CNPq receberam um e-mail do SwB falando pra eles se inscreverem no site. Mas, antes mesmo disso eles já haviam avisado quais seriam os documentos necessários para a gente poder ir providenciando, já que depois de recebido o e-mail teríamos apenas uns 10 dias pra nos inscrevermos. Os documentos são:

  • Certificado de proficiência original digitalizado
  • Passaporte digitalizado
  • Histórico traduzido para o inglês com a validação da sua IE (não precisa ser tradução juramentada, mas não pode ser traduzido por você. Deve ter os dados do tradutor)
Além disso você vai precisar de escolher 3 universidades por ordem de preferência e de escrever um Personal Statement. Vou falar agora rapidinho de cada um desses passos.

Certificado de Proficiência Original: é o que chega pelo correio. Quem fez IELTS não teve problema com isso, quem fez TOEFL teve. Mas, a ETS (responsável pelo TOEFL), abriu uma exceção para o pessoal do CsF e enviou por e-mail o certificado digitalizado para quem solicitou. Só que, para tirar o visto você precisa do original, então algum dia seu certificado tem que chegar.

Passaporte: seu passaporte vale por 5 anos, se você pretender viajar pelo programa já pode providenciar. Muita gente teve dificuldades para conseguir datas então eles aceitaram inscrições com o comprovante de agendamento, ai posteriormente você tinha que mandar o passaporte.
Se você tem dupla cidadania você pode ficar livre do visto. O Gabriel, por exemplo, tem cidadania italiana. Ele tirou o passaporte italiano e não sofrerá com a facada de 1000 reais pra tirar o visto (sem contar a viagem pro RJ, SP ou DF). Cada hora eles recomendavam uma coisa, mas por fim, quem estava nessa situação, mandou os dois (brasileiro e estrangeiro) digitalizados juntos.

Histórico Traduzido: o que a maioria fez foi traduzir seu próprio histórico e pedir alguém pra assinar. Eu não vejo muito problema nisso porque é exigida a validação da sua IE, então eles revisam antes de carimbar. Eu traduzi, levei no DRi na UFMG e demorou 1 ou 2 dias pra ficar pronto.

Personal Statement: Aqui que o bicho começa a pegar, hahahaha. Você precisa fazer um texto de até 4000 caracteres falando sobre você, porque quer fazer esse curso, suas experiências, porque quer estudar no UK, enfim... o que raios te faz merecer estudar lá. hahaha
É bem difícil, eu pelo menos achei, mas se você tem um bom rendimento e uma boa nota de inglês dizem que ele não precisa ser tão brilhante, mas se você tem problemas com algum desses dois, esse é um espaço pra você se justificar e provar que mesmo assim dá conta e eles devem te aceitar.
Posso compartilhar o meu com vocês, mas só depois que tudo estiver certo porque sou medrosa e quero evitar qualquer problema. hahaha

Escolhendo as Universidades: Essa é uma parte muito importante e bem difícil também. A lista das universidades e dos cursos disponíveis foi divulgada apenas quando abriram as inscrições no SwB. Mas, olhando as listas anteriores você pode ter uma ideia para começar a pesquisar. Para a entrada em setembro são MUITAS opções (para a entrada em fevereiro são menos, porque o ano escolar deles começa em setembro). Eu pesquisei nos rankings das universidades, perguntei pra professores e usei o Bolsistas pelo Mundo (esse link já está ajustado para engenharia no UK, mas pode olhar de qualquer país). Depois de ter pré selecionado algumas eu entrei em seus respectivos sites, vi videos no youtube e coisas assim. Fatores importantes de serem levados em conta na sua escolha:
  • Nota no teste de proficiência, lógico. No site das universidades você encontra as exigências delas, alguma aceitam alunos com nota um pouco abaixo. Se quiser pode arriscar.
  • Rendimento acadêmico exigido, essa é uma informação mais difícil de encontrar nos sites, mas muita gente entrou em contato com as universidades para saber. Se você está em dúvida, se eu rendimento não é muito bom, entre em contato pra não perder uma opção de bobeira. Lembre-se de ser realista! Se não tem rendimento bom não vai se inscrever na top na balada super concorrida porque ela é um máximo, se inscreva onde você realmente tem chance.
  • Custo de vida. Apesar de a bolsa oferecida ser o suficiente para se viver lá, muita gente prefere procurar uma cidade menor, onde as coisas são mais baratas, pra sobrar um dinheirinho melhor. Mas também tem muita gente que prefere viver em Londres porque é Londres né?! (lá a bolsa é o dobro)
  • Qualidade do ensino da universidade na sua área/seu curso.
  • Parcerias com a sua IE de origem. Eu mesma não levei em conta isso, mas tem gente que procura universidades onde, por exemplo, seu professor de IC tem contatos, ou há um grupo de pesquisa parceiro.
Minha nota do teste de proficiência e meu rendimento não me impediram de me inscrever em nenhuma universidade que abriu. Minha primeira opção foi The Universitie of Sheffield para o curso System and Control Engineering, essa universidade foi recomendada por todos os meus professores porque é uma referência mundial na área de engenharia de controle. É muito importante a escolha da sua primeira opção porque as universidades sabem se foram colocadas como primeira opção ou não e algumas só te aceitam se forem realmente a primeira. Nas minhas segundas opções eu coloquei Electronic Engineering em The Universitie of Nottingham e Universitie of Southampton. Coloquei Electronic porque não tinha controle e acreditei ser menos concorrido do que elétrica. Esse é um problema que você pode encontrar, correspondência do seu curso. Mas, não tem problema, você pode inscrever pra qualquer um relacionado. O que fez eu colocar Nottingham em 2º foi porque em termos da universidade não perde em nada pra Southampton e é mais perto de Sheffield, como eu e o Gabriel estamos tentando juntos temos mais chance de ficarmos perto se um for mandado para a 1ª e o outro para a 2ª opção.
Depois de feitas suas escolhas basta se inscrever no site e aguardar ansiosamente. hahahaha

O SwB irá te enviar uma offer para você estudar na universidade de mais alta prioridade que te aceitou e você tem 48h para aceitar. Se você recusar.. perdeu. Apenas uma offer é enviada. Se nenhuma das suas 3 opções te aceitarem sua application é enviada para uma 4ª universidade, não muito concorrida, que eles acreditam que vai te aceitar. 
Nesse edital eles nos informaram que as offers começarão a ser enviadas dia 08/04, vulgo AMANHÃ! Então vocês podem imaginar meu desespero. Mas, desespero mesmo, será se eu demorar pra receber depois que o pessoal começar a receber. D:

Estou aqui bem nervosa mas uma representante do conselho britânico falou em uma palestra semana passada que quem chegou até aqui tem graaaaaandes chances de ir, que é muito raro dar problema pra alguém. Mas de qualquer jeito não tem como não ficar nervosa e imaginar afinal, para onde eu vou???
Espero voltar amanhã com notícias excelentes, mas pode ser que demore. Não tem como não ficar cheia de esperanças, hahahaha.
Cruzem os dedos por mim e Sheffield, por favor me queira! hahaha

Nenhum comentário: