Gente, este será realmente um post rápido porque não tenho muito o que falar mesmo. Depois de inscrito no CsF, o primeiro passo é ser homologado pela sua IES. Primeira coisa é saber como é o processo seletivo da sua IES, na UFMG você tem que inscrever no sistema: Programas de Intercâmbio Internacional que fica no minha UFMG. Lá você não tem que fazer nada de mais, é só colocar seus dados, país de destino e fazer um textinho falando sobre o que você vai ganhar no intercâmbio, o que pretende fazer lá, etc.
No site do DRI sai um edital e neles tem as exigências pra você ser homologado, antes a principal era ter RSG > 3. Mas, retiraram isso semestre passado. Então no final das contas ficou sem exigência, é só você se inscrever que eles vão te homologar.
Em algumas IES o processo é bem mais complicado, tem que fazer alguns documentos, pedir recomendação de professor e sei lá o que mais. E em algumas não tem que fazer nada, quando o CNPq enviar pra eles a lista de inscritos eles vão olhar e homologar todos.
Não saiu nada sobre essa etapa no site do CsF, a maioria das IES divulgaram as listas que mandaram para o CNPq/CAPES, mas algumas não divulgaram.
Depois disso é só esperar mais. hahaha
Agora você tem que aguardar ser pré selecionado pelo CNPq/CAPES, mais um pouco de agonia e F5 na caixa de e-mail.
O próximo será sobre este e-mail e a etapa seguinte: se inscrever no parceiro do país de destino. Até.
sexta-feira, 5 de abril de 2013
quarta-feira, 3 de abril de 2013
CsF: Inscrevendo no CsF
A parte de inscrição no CsF é bem simples. Se você pretende se inscrever deve ter lido os editais para escolher pra onde iria, ver as especificações, etc, logo, sabe o período de inscrições. Nos últimos editais eles estenderam esse período, mas não conte com isso, não custa nada ser prevenido. Além dos seus dados você vai precisar de alguns documentos digitalizados:
- Histórico Escolar
- Resultado do Teste de Proficiência
- Comprovante de IC, ID, etc (Se tiver)
- Comprovante de Premiação em Olimpíadas Acadêmicas (Se tiver)
IC, ID e premiações te ajudam, não só porque são critérios de desempate como também enriquecem seu curriculum e alguns países (como UK e USA) pedem que você escreva textos para aplicar (em outro post falarei sobre isso).
O resultado do teste de proficiência pode geralmente ser um print screen do resultado online, MAS, alguns países (como o UK), pedem o resultado ORIGINAL digitalizado, o que chega pelo correio. Então: leiam bem o edital!
No meu edital essa exigência foi retirada porque armaram barraco já que o resultado do TOEFL demora uns 3 meses pra chegar. Há alternativas, como enviar pra um endereço nos EUA ou solicitar um PDF do resultado original (eles enviaram para algumas pessoas exclusivamente do programa CsF). Mas, na hora de inscrever no parceiro do seu país de destino (um dos próximos posts), você provavelmente precisará do original. E na hora de tirar o visto, se o país exigir o certificado, com certeza vai precisar né?! (UK exige)
O resultado do teste é o único documento que pode ser enviado depois, tem um prazo maior (foi mais ou menos um mês a mais), não sei como funciona bem porque não precisei fazer, mas abre um link específico pro envio.
Na hora da inscrição ela pode ser de duas formas, dependendo de qual órgão é responsável pelo seu edital, CAPES ou CNPq. Aqui vai uma lista de quem era responsável por cada edital na minha chamada, mas não sei se isso é constante (deve ser).
Nos países do CNPq, para você se inscrever será necessário criar um lattes. Provavelmente você sabe o que é isso, mas se não souber: http://lattes.cnpq.br/ e depois poderá acompanhar seu processo através da plataforma Carlos Chagas, no e-fomento: http://carloschagas.cnpq.br/
Eu não sei como é nos editais da CAPES, mas o pessoal reclama que não tem nada tipo o e-fomento. Mas na verdade não acontece nada lá, só aparece sua inscrição e os documentos que você enviou (ai da pra conferir), mas falam que só muda alguma coisa lá depois que você já foi aceito.
Depois de cadastrado no lattes você vai usar seu login na página de inscrição do seu edital no CsF e vai aparecer um formulariozinho. Você preenche ele, faz upload dos documentos que eu citei e pode salvar ou enviar. Pronto.
Quando você enviar recebe um recibozinho e fica nessa por um bom tempo. hahahaha
É um pouco desesperador a falta de informação sobre seu processo, acho que por isso o povo da CAPES sente falta do e-fomento. Pelo menos lá você pode ver sua inscrição, saber que ela pelo menos foi enviada e tá lá certinha.
Depois de inscrito você precisa ser homologado pela sua universidade, assunto do próximo post que provavelmente será curtinho. Tentarei voltar amanhã gente, até!
segunda-feira, 1 de abril de 2013
CsF: International English Language Testing System (IELTS)
Olá gente, como as offers das universidades devem começar a chegar segunda dia 08 essa semana deve ser movimentada, mas não se acostumem com posts 3 dias seguidos. xD
Como prometido estou de volta para falar do IETLS! Infelizmente não posso ajudar com o TOEFL, mas você deve conhecer alguém que fez o teste e não exite em perguntar! :)
Ele é um teste de Cambridge, portanto britânico. Logo, se for inscrever pro UK: FAÇA IELTS!!!!!
Apply Now
Se você decidiu que é esse o teste que você irá fazer, não perca tempo: apply NOW! O site é o https://ielts.britishcouncil.org/, lembre-se que você deve fazer o Academic, nada de
O site ai é bem amigável, você escolhe o país, a cidade, e o modo do teste e ele te mostra as datas disponíveis. O valor é sempre de 440 reais (mais ou menos igual ao do TOEFL).
Uma vez que você tenha se inscrito ai nesse site vai receber um e-mail com recomendações, é de se esperar que todos os e-mails sejam em inglês, se você tiver problemas com isso já é um mal sinal! O primeiro passo é ir ao banco, acho que é HSBC, e fazer o depósito de 440 reais na conta que eles te passam (tem que ser no caixa físico, não pode ser no eletrônico). Você tem um prazo de dois dias para efetuar esse pagamento e enviar por e-mail o comprovante do depósito, uma foto 3x4 e seu documento, o mesmo que será apresentado no dia do teste. Não pode ser CNH, tem que ser RG ou passaporte. Depois de enviados não se desespere se a resposta não chegar, acho que demora 1-2 semanas para eles confirmarem que receberam e tal, ai vão falar pra você aguardar por informações. Essas informações provavelmente chegarão apenas uns 4 dias (na melhor das hipóteses, vocês vão ouvir minha história) antes do dia do seu teste. Não se preocupe, é assim mesmo. Agora você está inscrito.
How do I prepare?
Quando você receber o e-mail de confirmação da inscrição receberá também login e senha para a página do IELTS onde você pode acessar um curso online "free" (você pagou 440 reais, não é free mesmo), é o Road to IELTS. Vale a pena, principalmente se você (como eu) não pretende fazer aulas particulares. Eu me preparei sozinha (sem professor) junto com o Gabriel, nós buscamos material na internet e nos ajudamos. Foi o suficiente, mas nós dois já tínhamos uma base de inglês (principalmente ele) e já estávamos familiarizados com testes de Cambridge (eu fiz FCE e ele CAE, a estrutura é beeem parecida com a do IELTS). O que eu recomendo é que você busque exemplos de prova, seja no Road to IELTS, no http://www.ielts.org/, em livros de Cambridge ou em qualquer outro lugar (tem muuuuito), e tente fazer. Eu fiquei bem mais tranquila quando vi que dava conta do Reading e do Listening. Se você tiver dificuldades procure um professor, você pagou 440 reais para fazer o teste e seu intercâmbio depende dele, se esforce e faça de tudo para ir bem!
Treinar para Reading e Listening é fácil, é só pegar as provas antigas e fazer. São 40 questões cada e tem uma tabelinha de conversão pra nota que varia de 1 a 9 andando de 0.5 em 0.5. Você pode facilmente medir seu desempenho.
Speaking e Writing já é outra história se você não tem um professor. Você pode (e deve) treinar, mas não dá pra saber como está seu nível. Tem que praticar mesmo! Principalmente por causa do TEMPO, que é o maior problema no teste. Pra esses eu recorri ao Road to IELTS, lá tem videos que eles dão dicas e falam o que eles esperam no seu teste, não deixe de assistir.
Test Format
Listening - 30 minutos: São 4 passagens, há monólogos e diálogos e também sempre pelo menos uma passagem com assuntos acadêmicos. Ele é completamente linear, as respostas para as 40 perguntas vão surgindo no áudio a medida que as perguntas vão aparecendo no papel. Se você perder uma, perdeu! Não perca tempo pra não perder as outras. O áudio é tocado apenas uma vez. Tenho quase certeza (98%) que no final você tem 5 ou 10 minutos para passar as respostas para o gabarito, nessa hora você dá seus chutes nas que você perdeu. Não treine com fone, no dia serão caixinhas de chiando e no talo e você pode estar em qualquer lugar da sala.
Reading - 60 minutos: São 4 textos, o número de questões varia de um pro outro mas no total são sempre 40. O estilo das questões (e da prova toda) é o mesmo, não deixe de treinar pelas provas antigas. Eu achei bem fácil o Reading, mas tem a questão do tempo. Se fossem 120 minutos você acertava tudo, mas são 60 e pode não dar tempo de ler tudo. Leia as questões antes e faça uma leitura dirigida do texto, não agarre procurando uma resposta, depois que você tiver feito tudo que você sabe você volta nas dúvidas. Treine marcando o tempo, não se engane, marque mesmo. Isso pode te derrubar no dia da prova.
Writing - 60 minutos: Você tem que escrever 2 textos, um de no mínimo 150 palavras que é um texto descritivo. Que você faz com base em um gráfico, fluxograma, imagem ou algo do tipo. Ele vale 1/3 da sua nota mas se garanta nesse, porque ele é o mais fácil. O segundo é uma redação estilo vestibular com no mínimo 250 palavras, esse foi o meu terror do IELTS! Redação de vestibular em inglês... como eu já disse, tem que treinar. Novamente o tempo é um GRANDE problema, marque seu tempo sempre. E mesmo que você vá se preparar sozinho arrume alguém para revisar seus textos, o Gabriel revisava os meus. Não só é importante revisar como uma opinião amiga e sincera sempre faz bem e te ajuda a melhorar.
Speaking - 11 a 14 minutos: É uma entrevista com um examinador, começa com perguntas bobinhas e cotidianas, depois tem uma parte onde você tem que falar por 2 minutos sobre um certo assunto (você tem 1 minutos antes pra pensar) e no final tem mais perguntas, um pouco menos diretas e mais discursivas, relacionadas ao tópico da parte 2. Na parte 2, no seu 1 minuto para pensar, o examinador vai te dar papel e lápis e também uma folha com umas perguntinhas que você DEVE responder nos seus 2 minutos, então sua fala fica mais direcionada. Pratique conversando com seus amigos que também estão se preparando para o teste e treinem examinando um ao outro e depois dando um feedback do que achou. Foi isso que eu fiz.
Test Score
A nota do teste varia de 0 a 9, mas 0 é pra quem nem foi fazer, então na verdade varia de 1-9. E como eu já disse, anda de 0.5 em 0.5. AQUI você acha o que "quer dizer" cada nota, tipo um 9 é Expert User.
Nos editais que eu vi as exigências, para ir sem curso, variavam de 4.5 a 6.5 em todas as bandas. Para o UK é exigido pelo menos 5.5 em cada banda, mas atenção! A maioria das universidades lá pede pelo menos 6.0 de overall band score (média) para você poder estudar nelas, algumas pedem até 7.0. Então não ache que 5.5 tá bom, estude para conseguir o melhor que você puder, sempre mirando um 6.5, 7.0, pra você ficar tranquilo e não ficar restrito nas opções de universidades.
Test Day and Results
O seu teste escrito (Reading, Writing e Listening) será provavelmente em um sábado (devido à grande demanda em janeiro eles até abriram novas datas no meio da semana) às 13h. Chegue cedo, fique tranquilo, vá ao banheiro antes e leve uma garrafinha de água (não tem intervalo). Não é permitido lanche, apenas garrafinha. Você até pode levar uma caneta, mas os gabaritos devem ser preenchidos a lápis. Esse tipo de recomendação você receberá num e-mail alguns dias antes do teste. Esse e-mail também vai ter o local da sua prova e data/hora/local do seu speaking, que pode ser quarta, quinta, sexta ou sábado (de manhã). Fique atento ao seu e-mail, MUITO atento. Conheço gente que recebeu o e-mail quarta de manhã falando que o speaking era quarta à tarde. Se você mora em outra cidade provavelmente seu speaking será na sexta ou no sábado pela manhã, eles não são muito flexíveis, mas você pode tentar conversar. Meu caso foi desesperador, era quinta à tarde e eu não tinha recebido e-mail, e já estava ligando no British Council desde segunda e eles só me mandavam aguardar. Daí a moça me dá a bela notícia de que meu speaking tinha sido na manhã de quinta (niiiice). Pânico, mas tudo bem, ela me redirecionou pra responsável que me disse que aparentemente ninguém da quinta recebeu os e-mails então eles remarcaram todos para segunda. Foi uma terrível exceção.
O resultado online sai exatamente 13 dias depois da prova, depois disso o certificado é postado lá de SP e chega na sua casa provavelmente menos de 1 mês depois do seu test day. Vale lembrar que o UK estava exigindo o certificado original no ato da inscrição, então não conte com 13 dias, conte com 1 mês.
My Results
No final das contas, apesar de todo o desespero, eu fui bem melhor do que imaginava. Eu achei que não conseguiria 5.5 no Writing e não tinha ideia de como poderia ir no Speaking. Ai vai o resultado final:
Listening: 7.5 (acertei 32-34)
Reading: 8.5 (acertei 37-38)
Writing: 6.5 (UFA)
Speaking: 7 (Good User)
Overall: 7.5 (entre Good User e Very Good User)
Eu realmente não esperava essa nota, segundo as tabelas deles é equivalente a um CPE, a um C1 ou C2 e a mais de 100 no TOEFL (sério, muito mais fácil tirar 7.5 do que mais de 100 no TOEFL).
Olha, eu nunca fiz aula de inglês (exceto uns meses de preparatório pro FCE), só tinha um FCE, realmente não acho que seja isso tudo. Mas, também não foi de graça né gente, eu me preparei bem para o teste e fiquei muuuuito feliz com o resultado.
Eu tenho costume de assistir séries/filmes sem legenda e ler bastante em inglês, acho que isso me ajudou muito. E o pouco tempo de preparatório pro FCE que eu fiz foi o suficiente para desenvolver meu speaking.
O writing realmente foi meu problema e o que eu mais treinei, porque eu nunca tinha escrito nada em inglês antes. Essa nota foi o suficiente para eu poder aplicar para qualquer universidade que abriu.
Espero que este post tenha ajudado alguém, qualquer dúvida podem me perguntar (deixem ai nos comentários pra ajudar quem vem depois também). É isso gente, keep calm! hahaha
Se esforce, a nota no teste é muito importante para você não ficar limitado nas suas decisões e ela é um dos critérios de desempate na hora de conseguir a bolsa. Boa sorte para os que vão fazer e até o próximo post! :)
domingo, 31 de março de 2013
CsF: Escolhendo o País e o Teste de Proficiência
Gente, eu realmente voltei! E esse vai ser o primeiro post sobre minha maratona CsF que tem seu fim próximo e eu espero que ele seja feliz. hahahaha
Então, o primeiro passo na verdade nem é escolher o pais, eu só quis encurtar o título, mas a primeira e óbvia decisão é: eu quero/devo/posso fazer intercâmbio?
Eu quero? Bem, essa é fácil e depende só de você. Lembre-se que falarei do CsF aqui mas ele não é a única opção de intercâmbio, nele você vai ter que ficar um ano fora, se você acha isso muito existem outras alternativas. Ele também é um programa de graduação sanduíche, se você quer estudar a língua do seu país destino ele também não é uma boa opção, você já precisa ter certo domínio da língua e estar preparado para acompanhar aulas, fazer provas, trabalhos, etc. Existe a opção de você fazer um curso de idiomas antes de inicias os estudos, mas isso vai exigir que você fiquei mais tempo no país (+3-6 meses) e mesmo assim você precisa provar certo domínio da língua para fazer o curso. Além disso, a competição para conseguir as vagas no programa vem ficando cada vez maior, você tem chances melhores de conseguir a bolsa se tiver a nota para ir sem fazer o curso. Enfim, você quer? Então pense qual intercâmbio é o mais adequado para o que você procura.
Eu devo? Pense nas consequências que ficar um ano fora vai trazer para você e as coloque em uma balança, por exemplo: pode atrasar sua formatura mas vai enriquecer seu curriculum. Avalie se isso realmente vai ser benéfico para sua vida acadêmica, profissional e pessoal. Na grande maioria dos casos vai, mas é importante pensar nisso, principalmente porque pode te fazer voltar no "Eu realmente quero?". É uma decisão muito IMPORTANTE, não se inscreve só porque todo mundo está se inscrevendo e vai ser uma maravilha.
Eu posso? No caso do CsF nessa parte entra apenas se você atende os pré-requisitos da sua universidade e do CNPq/CAPES (procure informações no site), se for outro programa entra a parte financeira (muito importante). Esse é o grande lance do CsF, eu nunca pensei em fazer intercâmbio por causa do prejuízo que isso traria para meus pais, sem esse peso nas costas ficou muito mais fácil decidir me inscrever.
Bem, concentrando no CsF, você decidiu se inscrever! E agora, qual país? Muita gente já tem aqueeeele sonho, se for seu caso, vá atrás dele. Caso contrário, analise as opções, procure saber a opinião de quem já está lá, procure saber onde é bom na sua área. Mas, o que mais vai pesar na sua decisão é a língua. Assim que eu decidi que eu faria intercâmbio a primeira coisa que veio na minha cabeça foi: Espanha. O CsF não pedia proficiência de espanhol (agora pede) e eu não botava fé no meu inglês. Mas, devido a empurrõezinhos decidi arriscar e me inscrever pra um país que pedisse proficiência de inglês. Minha primeira opção foi o UK, sempre seria (entra na parte do sonho né gente, é o UK ♥). Mas, existem outros países que pedem notas mais baixas no exame e se eu precisasse do curso de inglês eu também me inscreveria para um menos concorrido (UK deram 2700 inscritos pra no max 2000 vagas enquanto nos outros países, exceto Portugal, sobraram vagas). Então a decisão final do país viria apenas depois da nota do teste.Era Setembro/2012 e eu precisava decidir: IELTS ou TOEFL? Foi muito fácil pra mim, só tinha data pra fazer o IELTS, hahahhaha. As inscrições acabavam lá pelo dia 20 de dezembro (o prazo pro envio do resultado do teste era um pouco maior) e só tinha TOEFL no final de janeiro. Me inscrevi para o IELTS de 08 de dezembro. Aqui vem a primeira grande lição: SE INSCREVAM PARA O TESTE O MAIS RÁPIDO O POSSÍVEL. Tem milhares de pessoas se inscrevendo, teve gente da minha sala indo pra SP fazer. No final das contas, por falta de opção, eu me deu foi bem. Primeira dica muito importante: se quer UK, faça IELTS, se quer USA, faça TOEFL. Ter feito um ou outro não te impede de se inscrever em nenhum país. mas nesses casos específicos ajuda muito porque por serem os países de origem dos testes eles são mais receptivos a eles. As universidades no UK pedem notas bem mais fáceis de serem atingidas no IELTS do que no TOEFL e algumas unis do USA não aceitam o IELTS.
Outras coisas importantes:
- O resultado online do TOEFL sai mais depressa do que o do IELTS (poucos dias), mas o certificado original que vem pelo correio chega mais depressa no IELTS. O certificado do IETLS vem de SP e é postado 13 dias depois do teste. O do TOEFL vem dos USA. Conheço gente que fez em novembro do ano passado e ainda não recebeu seu certificado do TOEFL.
- Alguns países exigem o certificado original na inscrição (é o caso do UK). O que o pessoal faz no TOEFL é enviar para um endereço nos USA (chega em menos de uma semana), ai a pessoa que recebe digitaliza e você faz sua inscrição. MAS, o certificado ORIGINAL é solicitado para que você possa tirar o visto de estudante (pelo menos no UK).
- O IELTS é feito no papel e o speaking é feito com um examinador, e provavelmente sua presença será necessária dois dias: um para as provas escritas (sábado) e um para o speaking (quarta, quinta ou sexta). O TOEFL é feito no computador, todas as partes, e num só dia.
O próximo post da série será sobre o IETLS, não sei nada do TOEFL mas você acha muita informação na internet. Me parece mais difícil, mas nunca fiz de fato nenhuma prova pra saber. O melhor que você tem a fazer é pedir a opinião de quem já se candidatou para o país e analisar as informações. Procure os grupos dos editais no facebook, tem muita coisa lá.
Há milhares de opiniões sobre tudo que eu falei aqui gente, mas espero ter ajudado (ou pelo menos entretido alguém com o texto por um tempo :P). Já falei sobre o que será o próximo post, ele será mais informativo e acho que pode ajudar quem vai fazer a prova. Qualquer coisa lógico que podem me perguntar. Espero voltar logo. hahahha
sábado, 30 de março de 2013
I'm Back!
O principal motivo da minha volta tem a ver com meus planos futuros, espero em setembro estar embarcando para o UK. Eu pretendo realmente atualizar o blog semanalmente enquanto estiver lá para mandar notícias aos meus amigos que eu vou deixar (mas eu volto). Mas, também quero antes de ir relatar todo o processo seletivo porque alguns dos amigos que ficam ainda pretendem se inscrever no programa e espero poder ajudá-los, além de registrar meu desespero e minhas alegrias. hahahaha
Eu pretendia reviver o blog apenas quando o resultado saísse e SE ele fosse positivo. Mas, não posso perder a chance de ter um post mega hiper empolgado quando eu ver meu nome na tão esperada lista que deve sair 17/04 (deve né, mas não sairá). E também nada me impede de, independente da alegria ou da tristeza, relatar o que passei até aqui nesses 7 meses (sim, DEMORA) em que já estou envolvida nesse sonho (porque não) do Ciência sem Fronteiras.
Não vou prolongar muito este post porque tenho várias coisas a dizer sobre o assunto e vou separá-las em vários posts, tentarei terminar antes do dia 17. Segue apenas um apanhado geral dos assuntos que costumavam rodear esse blog:
Vida Escolar:
Semestre passado será um buraco negro nos registro e eu realmente não quero nem lembrar já que foi o semestre que essa UFMG mais me deu trabalho chegando ao ponto de eu me encontrar às 21h de domingo lá. O mais importante dele é que foi-se Engenharia de Controle, a matéria reconhecida como a mais "bacana" do meu curso. Esse semestre espero que seja mais tranquilo, estou no 7º período e puxei umas matérias do 8º pra ajudar a não atrasar muito o curso com o intercâmbio.
Unhas:
Continuo com minhas unhas sempre coloridinhas, não sei se vou continuar com as fotos das unhas da semana, obviamente perdi o hábito de fotografá-las, mas se der na telha algo diferente eu não vou perder a chance de compartilhar.
Gordices:
Andei até sem tempo de cozinhar nesse último semestre mas já voltei. Amanhã é domingo de páscoa e eu já trabalhei pra fazer vários e vários cookies, 95% já foram devorados. Será um domingo sem chocolate mas não posso falar que faltou nessa páscoa. hahaha
Queria fazer um post rápido e já me prolonguei demais. Em breve eu volto gente (eu acho). Até! :)
Assinar:
Postagens (Atom)






