quarta-feira, 10 de abril de 2013
CsF: Mais um Dia Sem a Minha Offer
Desde segunda as offers começaram. São 81 universidades e não se tem notícias de apenas 20. É lógico que The University of Sheffield, minha primeira opção, é uma das 20. Olho o e-mail antes de sair de casa (tem gente que recebeu 5h30), olho assim que chego na universidade, olho depois do 1º horário... e vou gastando meu 3G até as 14h, que são 18h lá e acabou o expediente.
Chego em casa e entro no facebook e só vejo aquele monte de gente comemorando. Por que você faz isso com a gente Sheffield? Porque? :(
domingo, 7 de abril de 2013
CsF: Inscrevendo no Parceiro (UUK-SwB)
Voltei, agora com o último post atrasado já que este descreve a fase que antecede a que eu estou no momento. No último post falei da homologação pela universidade, depois disso vem a homologação pelo CNPq/CAPES. No caso do CNPq esta fase é um mistério, a CAPES mandou e-mail avisando pra quem foi homologado e colocou a lista no site do CsF. O CNPq não falou nada com a gente, apenas com o parceiro no país de destino (no caso do UK o UUK-SwB). Ai o parceiro entrou em contato com os pré-selecionados para que eles se inscrevessem no portal do SwB, e é disso que eu vou falar.
O Universities UK (UUK) é o parceiro do CNPq, ele é o representante de um grupo de universidades (acredito que quase todas do UK) e é o mediador da inscrição de alunos internacionais no UK (não sei se os nacionais também). Mas, sendo o CsF um programa diferente e tomando as proporções de tomou foi criado o Science without Borders (SwB) UK e este é o responsável pela alocação dos alunos do CsF.
Antes os alunos se inscreviam no UUK, agora existe uma plataforma exclusiva pro SwB.
Pois bem, os alunos com a candidatura pré selecionada pelo CNPq receberam um e-mail do SwB falando pra eles se inscreverem no site. Mas, antes mesmo disso eles já haviam avisado quais seriam os documentos necessários para a gente poder ir providenciando, já que depois de recebido o e-mail teríamos apenas uns 10 dias pra nos inscrevermos. Os documentos são:
O Universities UK (UUK) é o parceiro do CNPq, ele é o representante de um grupo de universidades (acredito que quase todas do UK) e é o mediador da inscrição de alunos internacionais no UK (não sei se os nacionais também). Mas, sendo o CsF um programa diferente e tomando as proporções de tomou foi criado o Science without Borders (SwB) UK e este é o responsável pela alocação dos alunos do CsF.
Antes os alunos se inscreviam no UUK, agora existe uma plataforma exclusiva pro SwB.
Pois bem, os alunos com a candidatura pré selecionada pelo CNPq receberam um e-mail do SwB falando pra eles se inscreverem no site. Mas, antes mesmo disso eles já haviam avisado quais seriam os documentos necessários para a gente poder ir providenciando, já que depois de recebido o e-mail teríamos apenas uns 10 dias pra nos inscrevermos. Os documentos são:
- Certificado de proficiência original digitalizado
- Passaporte digitalizado
- Histórico traduzido para o inglês com a validação da sua IE (não precisa ser tradução juramentada, mas não pode ser traduzido por você. Deve ter os dados do tradutor)
Além disso você vai precisar de escolher 3 universidades por ordem de preferência e de escrever um Personal Statement. Vou falar agora rapidinho de cada um desses passos.
Certificado de Proficiência Original: é o que chega pelo correio. Quem fez IELTS não teve problema com isso, quem fez TOEFL teve. Mas, a ETS (responsável pelo TOEFL), abriu uma exceção para o pessoal do CsF e enviou por e-mail o certificado digitalizado para quem solicitou. Só que, para tirar o visto você precisa do original, então algum dia seu certificado tem que chegar.
Passaporte: seu passaporte vale por 5 anos, se você pretender viajar pelo programa já pode providenciar. Muita gente teve dificuldades para conseguir datas então eles aceitaram inscrições com o comprovante de agendamento, ai posteriormente você tinha que mandar o passaporte.
Se você tem dupla cidadania você pode ficar livre do visto. O Gabriel, por exemplo, tem cidadania italiana. Ele tirou o passaporte italiano e não sofrerá com a facada de 1000 reais pra tirar o visto (sem contar a viagem pro RJ, SP ou DF). Cada hora eles recomendavam uma coisa, mas por fim, quem estava nessa situação, mandou os dois (brasileiro e estrangeiro) digitalizados juntos.
Histórico Traduzido: o que a maioria fez foi traduzir seu próprio histórico e pedir alguém pra assinar. Eu não vejo muito problema nisso porque é exigida a validação da sua IE, então eles revisam antes de carimbar. Eu traduzi, levei no DRi na UFMG e demorou 1 ou 2 dias pra ficar pronto.
Personal Statement: Aqui que o bicho começa a pegar, hahahaha. Você precisa fazer um texto de até 4000 caracteres falando sobre você, porque quer fazer esse curso, suas experiências, porque quer estudar no UK, enfim... o que raios te faz merecer estudar lá. hahaha
É bem difícil, eu pelo menos achei, mas se você tem um bom rendimento e uma boa nota de inglês dizem que ele não precisa ser tão brilhante, mas se você tem problemas com algum desses dois, esse é um espaço pra você se justificar e provar que mesmo assim dá conta e eles devem te aceitar.
Posso compartilhar o meu com vocês, mas só depois que tudo estiver certo porque sou medrosa e quero evitar qualquer problema. hahaha
Escolhendo as Universidades: Essa é uma parte muito importante e bem difícil também. A lista das universidades e dos cursos disponíveis foi divulgada apenas quando abriram as inscrições no SwB. Mas, olhando as listas anteriores você pode ter uma ideia para começar a pesquisar. Para a entrada em setembro são MUITAS opções (para a entrada em fevereiro são menos, porque o ano escolar deles começa em setembro). Eu pesquisei nos rankings das universidades, perguntei pra professores e usei o Bolsistas pelo Mundo (esse link já está ajustado para engenharia no UK, mas pode olhar de qualquer país). Depois de ter pré selecionado algumas eu entrei em seus respectivos sites, vi videos no youtube e coisas assim. Fatores importantes de serem levados em conta na sua escolha:
- Nota no teste de proficiência, lógico. No site das universidades você encontra as exigências delas, alguma aceitam alunos com nota um pouco abaixo. Se quiser pode arriscar.
- Rendimento acadêmico exigido, essa é uma informação mais difícil de encontrar nos sites, mas muita gente entrou em contato com as universidades para saber. Se você está em dúvida, se eu rendimento não é muito bom, entre em contato pra não perder uma opção de bobeira. Lembre-se de ser realista! Se não tem rendimento bom não vai se inscrever na top na balada super concorrida porque ela é um máximo, se inscreva onde você realmente tem chance.
- Custo de vida. Apesar de a bolsa oferecida ser o suficiente para se viver lá, muita gente prefere procurar uma cidade menor, onde as coisas são mais baratas, pra sobrar um dinheirinho melhor. Mas também tem muita gente que prefere viver em Londres porque é Londres né?! (lá a bolsa é o dobro)
- Qualidade do ensino da universidade na sua área/seu curso.
- Parcerias com a sua IE de origem. Eu mesma não levei em conta isso, mas tem gente que procura universidades onde, por exemplo, seu professor de IC tem contatos, ou há um grupo de pesquisa parceiro.
Minha nota do teste de proficiência e meu rendimento não me impediram de me inscrever em nenhuma universidade que abriu. Minha primeira opção foi The Universitie of Sheffield para o curso System and Control Engineering, essa universidade foi recomendada por todos os meus professores porque é uma referência mundial na área de engenharia de controle. É muito importante a escolha da sua primeira opção porque as universidades sabem se foram colocadas como primeira opção ou não e algumas só te aceitam se forem realmente a primeira. Nas minhas segundas opções eu coloquei Electronic Engineering em The Universitie of Nottingham e Universitie of Southampton. Coloquei Electronic porque não tinha controle e acreditei ser menos concorrido do que elétrica. Esse é um problema que você pode encontrar, correspondência do seu curso. Mas, não tem problema, você pode inscrever pra qualquer um relacionado. O que fez eu colocar Nottingham em 2º foi porque em termos da universidade não perde em nada pra Southampton e é mais perto de Sheffield, como eu e o Gabriel estamos tentando juntos temos mais chance de ficarmos perto se um for mandado para a 1ª e o outro para a 2ª opção.
Depois de feitas suas escolhas basta se inscrever no site e aguardar ansiosamente. hahahaha
O SwB irá te enviar uma offer para você estudar na universidade de mais alta prioridade que te aceitou e você tem 48h para aceitar. Se você recusar.. perdeu. Apenas uma offer é enviada. Se nenhuma das suas 3 opções te aceitarem sua application é enviada para uma 4ª universidade, não muito concorrida, que eles acreditam que vai te aceitar.
Nesse edital eles nos informaram que as offers começarão a ser enviadas dia 08/04, vulgo AMANHÃ! Então vocês podem imaginar meu desespero. Mas, desespero mesmo, será se eu demorar pra receber depois que o pessoal começar a receber. D:
Estou aqui bem nervosa mas uma representante do conselho britânico falou em uma palestra semana passada que quem chegou até aqui tem graaaaaandes chances de ir, que é muito raro dar problema pra alguém. Mas de qualquer jeito não tem como não ficar nervosa e imaginar afinal, para onde eu vou???
Espero voltar amanhã com notícias excelentes, mas pode ser que demore. Não tem como não ficar cheia de esperanças, hahahaha.
Cruzem os dedos por mim e Sheffield, por favor me queira! hahaha
sexta-feira, 5 de abril de 2013
CsF: Sendo Homologado Pela Sua Instituição de Ensino
Gente, este será realmente um post rápido porque não tenho muito o que falar mesmo. Depois de inscrito no CsF, o primeiro passo é ser homologado pela sua IES. Primeira coisa é saber como é o processo seletivo da sua IES, na UFMG você tem que inscrever no sistema: Programas de Intercâmbio Internacional que fica no minha UFMG. Lá você não tem que fazer nada de mais, é só colocar seus dados, país de destino e fazer um textinho falando sobre o que você vai ganhar no intercâmbio, o que pretende fazer lá, etc.
No site do DRI sai um edital e neles tem as exigências pra você ser homologado, antes a principal era ter RSG > 3. Mas, retiraram isso semestre passado. Então no final das contas ficou sem exigência, é só você se inscrever que eles vão te homologar.
Em algumas IES o processo é bem mais complicado, tem que fazer alguns documentos, pedir recomendação de professor e sei lá o que mais. E em algumas não tem que fazer nada, quando o CNPq enviar pra eles a lista de inscritos eles vão olhar e homologar todos.
Não saiu nada sobre essa etapa no site do CsF, a maioria das IES divulgaram as listas que mandaram para o CNPq/CAPES, mas algumas não divulgaram.
Depois disso é só esperar mais. hahaha
Agora você tem que aguardar ser pré selecionado pelo CNPq/CAPES, mais um pouco de agonia e F5 na caixa de e-mail.
O próximo será sobre este e-mail e a etapa seguinte: se inscrever no parceiro do país de destino. Até.
No site do DRI sai um edital e neles tem as exigências pra você ser homologado, antes a principal era ter RSG > 3. Mas, retiraram isso semestre passado. Então no final das contas ficou sem exigência, é só você se inscrever que eles vão te homologar.
Em algumas IES o processo é bem mais complicado, tem que fazer alguns documentos, pedir recomendação de professor e sei lá o que mais. E em algumas não tem que fazer nada, quando o CNPq enviar pra eles a lista de inscritos eles vão olhar e homologar todos.
Não saiu nada sobre essa etapa no site do CsF, a maioria das IES divulgaram as listas que mandaram para o CNPq/CAPES, mas algumas não divulgaram.
Depois disso é só esperar mais. hahaha
Agora você tem que aguardar ser pré selecionado pelo CNPq/CAPES, mais um pouco de agonia e F5 na caixa de e-mail.
O próximo será sobre este e-mail e a etapa seguinte: se inscrever no parceiro do país de destino. Até.
quarta-feira, 3 de abril de 2013
CsF: Inscrevendo no CsF
A parte de inscrição no CsF é bem simples. Se você pretende se inscrever deve ter lido os editais para escolher pra onde iria, ver as especificações, etc, logo, sabe o período de inscrições. Nos últimos editais eles estenderam esse período, mas não conte com isso, não custa nada ser prevenido. Além dos seus dados você vai precisar de alguns documentos digitalizados:
- Histórico Escolar
- Resultado do Teste de Proficiência
- Comprovante de IC, ID, etc (Se tiver)
- Comprovante de Premiação em Olimpíadas Acadêmicas (Se tiver)
IC, ID e premiações te ajudam, não só porque são critérios de desempate como também enriquecem seu curriculum e alguns países (como UK e USA) pedem que você escreva textos para aplicar (em outro post falarei sobre isso).
O resultado do teste de proficiência pode geralmente ser um print screen do resultado online, MAS, alguns países (como o UK), pedem o resultado ORIGINAL digitalizado, o que chega pelo correio. Então: leiam bem o edital!
No meu edital essa exigência foi retirada porque armaram barraco já que o resultado do TOEFL demora uns 3 meses pra chegar. Há alternativas, como enviar pra um endereço nos EUA ou solicitar um PDF do resultado original (eles enviaram para algumas pessoas exclusivamente do programa CsF). Mas, na hora de inscrever no parceiro do seu país de destino (um dos próximos posts), você provavelmente precisará do original. E na hora de tirar o visto, se o país exigir o certificado, com certeza vai precisar né?! (UK exige)
O resultado do teste é o único documento que pode ser enviado depois, tem um prazo maior (foi mais ou menos um mês a mais), não sei como funciona bem porque não precisei fazer, mas abre um link específico pro envio.
Na hora da inscrição ela pode ser de duas formas, dependendo de qual órgão é responsável pelo seu edital, CAPES ou CNPq. Aqui vai uma lista de quem era responsável por cada edital na minha chamada, mas não sei se isso é constante (deve ser).
Nos países do CNPq, para você se inscrever será necessário criar um lattes. Provavelmente você sabe o que é isso, mas se não souber: http://lattes.cnpq.br/ e depois poderá acompanhar seu processo através da plataforma Carlos Chagas, no e-fomento: http://carloschagas.cnpq.br/
Eu não sei como é nos editais da CAPES, mas o pessoal reclama que não tem nada tipo o e-fomento. Mas na verdade não acontece nada lá, só aparece sua inscrição e os documentos que você enviou (ai da pra conferir), mas falam que só muda alguma coisa lá depois que você já foi aceito.
Depois de cadastrado no lattes você vai usar seu login na página de inscrição do seu edital no CsF e vai aparecer um formulariozinho. Você preenche ele, faz upload dos documentos que eu citei e pode salvar ou enviar. Pronto.
Quando você enviar recebe um recibozinho e fica nessa por um bom tempo. hahahaha
É um pouco desesperador a falta de informação sobre seu processo, acho que por isso o povo da CAPES sente falta do e-fomento. Pelo menos lá você pode ver sua inscrição, saber que ela pelo menos foi enviada e tá lá certinha.
Depois de inscrito você precisa ser homologado pela sua universidade, assunto do próximo post que provavelmente será curtinho. Tentarei voltar amanhã gente, até!
segunda-feira, 1 de abril de 2013
CsF: International English Language Testing System (IELTS)
Olá gente, como as offers das universidades devem começar a chegar segunda dia 08 essa semana deve ser movimentada, mas não se acostumem com posts 3 dias seguidos. xD
Como prometido estou de volta para falar do IETLS! Infelizmente não posso ajudar com o TOEFL, mas você deve conhecer alguém que fez o teste e não exite em perguntar! :)
Ele é um teste de Cambridge, portanto britânico. Logo, se for inscrever pro UK: FAÇA IELTS!!!!!
Apply Now
Se você decidiu que é esse o teste que você irá fazer, não perca tempo: apply NOW! O site é o https://ielts.britishcouncil.org/, lembre-se que você deve fazer o Academic, nada de
O site ai é bem amigável, você escolhe o país, a cidade, e o modo do teste e ele te mostra as datas disponíveis. O valor é sempre de 440 reais (mais ou menos igual ao do TOEFL).
Uma vez que você tenha se inscrito ai nesse site vai receber um e-mail com recomendações, é de se esperar que todos os e-mails sejam em inglês, se você tiver problemas com isso já é um mal sinal! O primeiro passo é ir ao banco, acho que é HSBC, e fazer o depósito de 440 reais na conta que eles te passam (tem que ser no caixa físico, não pode ser no eletrônico). Você tem um prazo de dois dias para efetuar esse pagamento e enviar por e-mail o comprovante do depósito, uma foto 3x4 e seu documento, o mesmo que será apresentado no dia do teste. Não pode ser CNH, tem que ser RG ou passaporte. Depois de enviados não se desespere se a resposta não chegar, acho que demora 1-2 semanas para eles confirmarem que receberam e tal, ai vão falar pra você aguardar por informações. Essas informações provavelmente chegarão apenas uns 4 dias (na melhor das hipóteses, vocês vão ouvir minha história) antes do dia do seu teste. Não se preocupe, é assim mesmo. Agora você está inscrito.
How do I prepare?
Quando você receber o e-mail de confirmação da inscrição receberá também login e senha para a página do IELTS onde você pode acessar um curso online "free" (você pagou 440 reais, não é free mesmo), é o Road to IELTS. Vale a pena, principalmente se você (como eu) não pretende fazer aulas particulares. Eu me preparei sozinha (sem professor) junto com o Gabriel, nós buscamos material na internet e nos ajudamos. Foi o suficiente, mas nós dois já tínhamos uma base de inglês (principalmente ele) e já estávamos familiarizados com testes de Cambridge (eu fiz FCE e ele CAE, a estrutura é beeem parecida com a do IELTS). O que eu recomendo é que você busque exemplos de prova, seja no Road to IELTS, no http://www.ielts.org/, em livros de Cambridge ou em qualquer outro lugar (tem muuuuito), e tente fazer. Eu fiquei bem mais tranquila quando vi que dava conta do Reading e do Listening. Se você tiver dificuldades procure um professor, você pagou 440 reais para fazer o teste e seu intercâmbio depende dele, se esforce e faça de tudo para ir bem!
Treinar para Reading e Listening é fácil, é só pegar as provas antigas e fazer. São 40 questões cada e tem uma tabelinha de conversão pra nota que varia de 1 a 9 andando de 0.5 em 0.5. Você pode facilmente medir seu desempenho.
Speaking e Writing já é outra história se você não tem um professor. Você pode (e deve) treinar, mas não dá pra saber como está seu nível. Tem que praticar mesmo! Principalmente por causa do TEMPO, que é o maior problema no teste. Pra esses eu recorri ao Road to IELTS, lá tem videos que eles dão dicas e falam o que eles esperam no seu teste, não deixe de assistir.
Test Format
Listening - 30 minutos: São 4 passagens, há monólogos e diálogos e também sempre pelo menos uma passagem com assuntos acadêmicos. Ele é completamente linear, as respostas para as 40 perguntas vão surgindo no áudio a medida que as perguntas vão aparecendo no papel. Se você perder uma, perdeu! Não perca tempo pra não perder as outras. O áudio é tocado apenas uma vez. Tenho quase certeza (98%) que no final você tem 5 ou 10 minutos para passar as respostas para o gabarito, nessa hora você dá seus chutes nas que você perdeu. Não treine com fone, no dia serão caixinhas de chiando e no talo e você pode estar em qualquer lugar da sala.
Reading - 60 minutos: São 4 textos, o número de questões varia de um pro outro mas no total são sempre 40. O estilo das questões (e da prova toda) é o mesmo, não deixe de treinar pelas provas antigas. Eu achei bem fácil o Reading, mas tem a questão do tempo. Se fossem 120 minutos você acertava tudo, mas são 60 e pode não dar tempo de ler tudo. Leia as questões antes e faça uma leitura dirigida do texto, não agarre procurando uma resposta, depois que você tiver feito tudo que você sabe você volta nas dúvidas. Treine marcando o tempo, não se engane, marque mesmo. Isso pode te derrubar no dia da prova.
Writing - 60 minutos: Você tem que escrever 2 textos, um de no mínimo 150 palavras que é um texto descritivo. Que você faz com base em um gráfico, fluxograma, imagem ou algo do tipo. Ele vale 1/3 da sua nota mas se garanta nesse, porque ele é o mais fácil. O segundo é uma redação estilo vestibular com no mínimo 250 palavras, esse foi o meu terror do IELTS! Redação de vestibular em inglês... como eu já disse, tem que treinar. Novamente o tempo é um GRANDE problema, marque seu tempo sempre. E mesmo que você vá se preparar sozinho arrume alguém para revisar seus textos, o Gabriel revisava os meus. Não só é importante revisar como uma opinião amiga e sincera sempre faz bem e te ajuda a melhorar.
Speaking - 11 a 14 minutos: É uma entrevista com um examinador, começa com perguntas bobinhas e cotidianas, depois tem uma parte onde você tem que falar por 2 minutos sobre um certo assunto (você tem 1 minutos antes pra pensar) e no final tem mais perguntas, um pouco menos diretas e mais discursivas, relacionadas ao tópico da parte 2. Na parte 2, no seu 1 minuto para pensar, o examinador vai te dar papel e lápis e também uma folha com umas perguntinhas que você DEVE responder nos seus 2 minutos, então sua fala fica mais direcionada. Pratique conversando com seus amigos que também estão se preparando para o teste e treinem examinando um ao outro e depois dando um feedback do que achou. Foi isso que eu fiz.
Test Score
A nota do teste varia de 0 a 9, mas 0 é pra quem nem foi fazer, então na verdade varia de 1-9. E como eu já disse, anda de 0.5 em 0.5. AQUI você acha o que "quer dizer" cada nota, tipo um 9 é Expert User.
Nos editais que eu vi as exigências, para ir sem curso, variavam de 4.5 a 6.5 em todas as bandas. Para o UK é exigido pelo menos 5.5 em cada banda, mas atenção! A maioria das universidades lá pede pelo menos 6.0 de overall band score (média) para você poder estudar nelas, algumas pedem até 7.0. Então não ache que 5.5 tá bom, estude para conseguir o melhor que você puder, sempre mirando um 6.5, 7.0, pra você ficar tranquilo e não ficar restrito nas opções de universidades.
Test Day and Results
O seu teste escrito (Reading, Writing e Listening) será provavelmente em um sábado (devido à grande demanda em janeiro eles até abriram novas datas no meio da semana) às 13h. Chegue cedo, fique tranquilo, vá ao banheiro antes e leve uma garrafinha de água (não tem intervalo). Não é permitido lanche, apenas garrafinha. Você até pode levar uma caneta, mas os gabaritos devem ser preenchidos a lápis. Esse tipo de recomendação você receberá num e-mail alguns dias antes do teste. Esse e-mail também vai ter o local da sua prova e data/hora/local do seu speaking, que pode ser quarta, quinta, sexta ou sábado (de manhã). Fique atento ao seu e-mail, MUITO atento. Conheço gente que recebeu o e-mail quarta de manhã falando que o speaking era quarta à tarde. Se você mora em outra cidade provavelmente seu speaking será na sexta ou no sábado pela manhã, eles não são muito flexíveis, mas você pode tentar conversar. Meu caso foi desesperador, era quinta à tarde e eu não tinha recebido e-mail, e já estava ligando no British Council desde segunda e eles só me mandavam aguardar. Daí a moça me dá a bela notícia de que meu speaking tinha sido na manhã de quinta (niiiice). Pânico, mas tudo bem, ela me redirecionou pra responsável que me disse que aparentemente ninguém da quinta recebeu os e-mails então eles remarcaram todos para segunda. Foi uma terrível exceção.
O resultado online sai exatamente 13 dias depois da prova, depois disso o certificado é postado lá de SP e chega na sua casa provavelmente menos de 1 mês depois do seu test day. Vale lembrar que o UK estava exigindo o certificado original no ato da inscrição, então não conte com 13 dias, conte com 1 mês.
My Results
No final das contas, apesar de todo o desespero, eu fui bem melhor do que imaginava. Eu achei que não conseguiria 5.5 no Writing e não tinha ideia de como poderia ir no Speaking. Ai vai o resultado final:
Listening: 7.5 (acertei 32-34)
Reading: 8.5 (acertei 37-38)
Writing: 6.5 (UFA)
Speaking: 7 (Good User)
Overall: 7.5 (entre Good User e Very Good User)
Eu realmente não esperava essa nota, segundo as tabelas deles é equivalente a um CPE, a um C1 ou C2 e a mais de 100 no TOEFL (sério, muito mais fácil tirar 7.5 do que mais de 100 no TOEFL).
Olha, eu nunca fiz aula de inglês (exceto uns meses de preparatório pro FCE), só tinha um FCE, realmente não acho que seja isso tudo. Mas, também não foi de graça né gente, eu me preparei bem para o teste e fiquei muuuuito feliz com o resultado.
Eu tenho costume de assistir séries/filmes sem legenda e ler bastante em inglês, acho que isso me ajudou muito. E o pouco tempo de preparatório pro FCE que eu fiz foi o suficiente para desenvolver meu speaking.
O writing realmente foi meu problema e o que eu mais treinei, porque eu nunca tinha escrito nada em inglês antes. Essa nota foi o suficiente para eu poder aplicar para qualquer universidade que abriu.
Espero que este post tenha ajudado alguém, qualquer dúvida podem me perguntar (deixem ai nos comentários pra ajudar quem vem depois também). É isso gente, keep calm! hahaha
Se esforce, a nota no teste é muito importante para você não ficar limitado nas suas decisões e ela é um dos critérios de desempate na hora de conseguir a bolsa. Boa sorte para os que vão fazer e até o próximo post! :)
Assinar:
Postagens (Atom)




