sábado, 27 de abril de 2013

CsF: Já Posso Arrumar as Malas! UK - Setembro 2013 ♥


Quarta feira, dia 24, finalmente saiu o bendito resultado. Depois de meses e meses de muita paciência, começa agora a contagem regressiva porque está oficialmente decidido: EU VOU PRA INGLATERRA EM SETEMBRO! ♥

The University od Sheffield me quis, o CNPq aprovou minha bolsa, o Gabriel vai comigo (♥), meus amigos também foram aprovados... eu realmente não poderia estar mais FELIZ nesse momento! :D
A vida não para, as provas não esperam, então Keep Calm and Carry On Until September! hahaha
Demorei pra fazer o post porque: o resultado saiu quarta de noite e eu fiquei completamente eufórica e sem condições de fazer nada além de pensar: "Eu passei, eu passei, vou pro UK!", quinta eu tenho aula até tarde e pra completar fiquei 2h no ônibus pra chegar em casa e quando cheguei estava morta e só quis saber de deitar, ontem eu sai de casa cedo e depois fui ver o Iron Man 3 e acabei chegando tarde novamente. Enfim, hoje estou aqui pra registrar minha alegria!
Esse caderninho ai da foto faz parte de uma coleção de 4 caderninhos que a Laís me deu no meu aniversário ano passado (Eu nem tinha decidido me inscrever pro CsF ainda), depois que decidi inscrever pro UK venho guardando eles pra registrar meu dias lá. Vão ficar guardadinhos mais um tempo mas é por uma óoootima causa! hahahaha
Obrigada, novamente, a todos aqueles que torceram por mim e que vieram me dar os parabéns, vocês vão fazer MUITA falta pra mim nesse ano que eu vou passar longe! Mas um ano passa rápido. Agora é aproveitar os menos de 5 meses que me restam antes do embarque!! Podemos começar a marcar as comemorações. hahaha

domingo, 21 de abril de 2013

A Preguiça dos Domingos Está de Volta

Na verdade, ela nunca se foi. Só parou de ser registrada. Enfim, aqui estou eu, cheia de preguiça (lógico), neste domingo. A imagem ai diz tudo, tenho prova de Controle Digital terça e meu professor ama dar aula então ele deu tanta matéria, mas taaaaanta matéria que dá pra afogar no meio dela. Logo, esse fds ficou dedicado ao Controle Digital. Nessas horas (e em outras também né?!) é ótimo ser da sala do seu namorado, os dois sempre precisam ficar em casa pra estudar nos mesmos dias, entáo isso não gera conflito. hahaha
Acordei, vi meia hora de TV e comecei a estudar. Lógico que essas longas horas não rendem tanto quanto deviam quando se está com o computador na sua frente, mas também não renderiam nada se eu não fizesse uma pausinha de vez em quando. Quando deu 15h informei ao Gabriel minha depressão por ainda serem 15h e o dia ainda ter muitas horas pra eu estudar. Fui então enrrolar, comer uma goiaba, e decidi fazer o post preguicinha de domingo, depois de 1 ano sem, porque nada reflete melhor meu estado de espírito do que esses posts aos domingos. Eu senti falta deles. hahahaha
Essa semana foi normal, não foi tensa como a passada. Apesar de que o resultado oficial do CsF estava previsto pra quarta dia 17, todos já esperávamos que ele fosse adiado, então não foi surpresa quando eles avisaram que ia sair dia 24. Mesma assim não estou muito ansiosa, lógico que vou ficar hiper mega super feliz quando finalmente ler meu nome na lista, mas nessa altura do campeonato já estou contando que ele estará lá e pronto. hahaha Mas de qualquer jeito, comemorações oficiais apenas a partir do dia 24.
Essa semana também fiz minhas primeiras provas, uma até já saiu a nota, mas não foi nada como o que está por vir. hahahaha
Nas próximas semanas sim a coisa começa a ficar preta e estou realmente começando a recordar do curso que eu faço e que ele não me deixa em paz por mais de 1 mês tem muito tempo. Depois que as coisas começam a se complicar elas só melhoram quando o semestre acaba.
Apesar de ser um post preguicinha de domingo vai ficar faltando a parte das unhas da semana porque, devido aos estudo, não fiz minhas unhas ainda (talvez eu faça de noite).
É isso gente, fiz um break nos estudos pra deixar vocês por dentro das notícias, que não são muitas. Energias repostas e dever cumprido vou voltar ao Controle Digital. Espero voltar na quarta com a notícia mais feliz do ano. hahahaha
Até :)

sexta-feira, 12 de abril de 2013

CsF: Finalmente Minha Querida Offer!


Depois de muuuuita agonia, na manhã de ontem eu recebi o bendito e-mail falando:


"Dear Olivia Maria Alves Coelho

We are delighted to inform you that you have been offered a place to study BEng System and Control Engineering (H690) at The University of Sheffield (S18) as part of the Science without Borders programme in the UK (SwB UK)."

Não preciso nem falar o tamanho da minha felicidade, vou conta a historinha dessa pequena saga para vocês.

As offers, e-mails falando qual universidade te aceitou, começaram a chegar na segunda. Lógico que foi o dia que meu desespero iniciou. Eu estava indo pra aula ouvindo cada dia um CD dos Arctic Monkeys pra me dar sorte/forças hahhaha (Sheffield é a cidade deles).
Na quinta enquanto eu ia pra aula.. nada de notícias ainda. Como eu já havia dito, a grande maioria das universidades já havia se manifestado, mas nada de Sheffield. Pensei comigo no ônibus: "Os AM só tem 4 CDs, o que eu irei ouvir amanhã? Bealtes ou Oasis?" hahahha
E na noite anterior a Xéus, que também estava tentando ir pra Sheffield, me chamou pra sairmos quinta á noite pra comemorar. Eu, muito pessimista, disse que não, porque podia nem sair na quinta.

A primeira aula era de Controle Digital, ela acaba 9h10, mas nosso professor sempre acaba depois. Nesse dia às 9h15 ele encerrou a aula e eu chamei a Xéus pra irmos no CCE enviar um e-mail pro xerox com um documento que precisávamos imprimir. Ela disse que ia tentar enviar pelo celular pra gente não precisar ir lá e foi abrindo o e-mail quando fez AQUELA cara e falou: "SAIU" (às 9h12). Só que o e-mail não vem com nenhuma informação, a informação estava num .doc anexado e o celular dela não abre .doc.
O meu abre! Eu entrei correndo na internet pra ver e quando abri o arquivo estava com algum problema e quando eu mandava abrir ele apareciam uns 5 .xls e nada de .doc.
Enquanto corríamos para o lab da Xéus, eu ela e o Gabriel (desesperados, diga-se de passagem, e na companhia do Rogger curioso. hahaha) pra olharmos no computador mandaram eu abrir os .xls e tentar ler algum texto no meio.
Foi isso que eu fiz, abri e no meio daquele monte de caractere fui procurando algo que fizesse sentido até conseguir ler: BEng System and Control Engineering (H690). Era Sheffield, só podia ser! Não tinha esse curso em nenhum outro lugar do UK. E enquanto eu tentava achar o nome da universidade eu já fui gritando: "É Sheffield!! É Sheffield, só pode ser!!" hahahaha
Antes de chegarmos no lab dela eu consegui ler: The University of Sheffield (S18). Nem fiquei mais feliz porque não tinha como, eu já tinha certeza que era. Corremos aflitos ainda (acredito que o Gabriel e a Xéus ainda mais do que eu). Chegando lá cada um entrou em um computador e foi procurar o bendito e-mail.
A Xéus abriu primeiro e infelizmente não passou pra Sheffield, ela tinha colocado o mesmo curso que eu e eles só aceitaram uma pessoa. Mas ela passou pra sua terceira opção: Brighton (É na praia *-*). O Gabriel abriu depois e ele também tinha passado pra Sheffield!!! Ele tinha colocado Mechatronic and Robotics, então não tava concorrendo com a gente. (Own, vou pra Sheffield com meu gatinho ♥)

Mas enfim, só alegria, vamos todos pro UK!!!!!!!!!!!!!!!!
Lógico que tivemos que sair pra COMEmorar. O Álvaro nos acompanhou porque ele ama a gente e não dispensa gordices (espero que semana que vem possamos comemorar a aprovação dele também).



Agora todos que estavam tentando UK na minha sala já tem seus resultados, somos 5. A sala por enquanto está com um saldo de: 5 - UK, 3 - USA, 3 - França, 1 - Holanda e 1 - Hungria. E estamos aguardando mais resultados.. EC&A 2010/1 super internacional. hahahha

Nossa gente, essa acho que foi a parte mais tensa. Apesar de já terem dado 99% de certeza pra gente de que a gente ia não tem como não ficar mega tenso até saber: afinal, pra onde eu vou?
Ainda não temos a confirmação da bolsa pelo CNPq, isso deve sair semana que vem. Mas eles nunca negaram ela pra ninguém que chegou nessa fase. 
Espero voltar só com notícias boas daqui pra frente! Obrigada a todos que me parabenizaram e torceram por mim! :D

quarta-feira, 10 de abril de 2013

CsF: Mais um Dia Sem a Minha Offer


Desde segunda as offers começaram. São 81 universidades e não se tem notícias de apenas 20. É lógico que The University of Sheffield, minha primeira opção, é uma das 20. Olho o e-mail antes de sair de casa (tem gente que recebeu 5h30), olho assim que chego na universidade, olho depois do 1º horário... e vou gastando meu 3G até as 14h, que são 18h lá e acabou o expediente.
Chego em casa e entro no facebook e só vejo aquele monte de gente comemorando. Por que você faz isso com a gente Sheffield? Porque? :(

domingo, 7 de abril de 2013

CsF: Inscrevendo no Parceiro (UUK-SwB)

Voltei, agora com o último post atrasado já que este descreve a fase que antecede a que eu estou no momento. No último post falei da homologação pela universidade, depois disso vem a homologação pelo CNPq/CAPES. No caso do CNPq esta fase é um mistério, a CAPES mandou e-mail avisando pra quem foi homologado e colocou a lista no site do CsF. O CNPq não falou nada com a gente, apenas com o parceiro no país de destino (no caso do UK o UUK-SwB). Ai o parceiro entrou em contato com os pré-selecionados para que eles se inscrevessem no portal do SwB, e é disso que eu vou falar.

O Universities UK (UUK) é o parceiro do CNPq, ele é o representante de um grupo de universidades (acredito que quase todas do UK) e é o mediador da inscrição de alunos internacionais no UK (não sei se os nacionais também). Mas, sendo o CsF um programa diferente e tomando as proporções de tomou foi criado o Science without Borders (SwB) UK e este é o responsável pela alocação dos alunos do CsF.
Antes os alunos se inscreviam no UUK, agora existe uma plataforma exclusiva pro SwB.

Pois bem, os alunos com a candidatura pré selecionada pelo CNPq receberam um e-mail do SwB falando pra eles se inscreverem no site. Mas, antes mesmo disso eles já haviam avisado quais seriam os documentos necessários para a gente poder ir providenciando, já que depois de recebido o e-mail teríamos apenas uns 10 dias pra nos inscrevermos. Os documentos são:

  • Certificado de proficiência original digitalizado
  • Passaporte digitalizado
  • Histórico traduzido para o inglês com a validação da sua IE (não precisa ser tradução juramentada, mas não pode ser traduzido por você. Deve ter os dados do tradutor)
Além disso você vai precisar de escolher 3 universidades por ordem de preferência e de escrever um Personal Statement. Vou falar agora rapidinho de cada um desses passos.

Certificado de Proficiência Original: é o que chega pelo correio. Quem fez IELTS não teve problema com isso, quem fez TOEFL teve. Mas, a ETS (responsável pelo TOEFL), abriu uma exceção para o pessoal do CsF e enviou por e-mail o certificado digitalizado para quem solicitou. Só que, para tirar o visto você precisa do original, então algum dia seu certificado tem que chegar.

Passaporte: seu passaporte vale por 5 anos, se você pretender viajar pelo programa já pode providenciar. Muita gente teve dificuldades para conseguir datas então eles aceitaram inscrições com o comprovante de agendamento, ai posteriormente você tinha que mandar o passaporte.
Se você tem dupla cidadania você pode ficar livre do visto. O Gabriel, por exemplo, tem cidadania italiana. Ele tirou o passaporte italiano e não sofrerá com a facada de 1000 reais pra tirar o visto (sem contar a viagem pro RJ, SP ou DF). Cada hora eles recomendavam uma coisa, mas por fim, quem estava nessa situação, mandou os dois (brasileiro e estrangeiro) digitalizados juntos.

Histórico Traduzido: o que a maioria fez foi traduzir seu próprio histórico e pedir alguém pra assinar. Eu não vejo muito problema nisso porque é exigida a validação da sua IE, então eles revisam antes de carimbar. Eu traduzi, levei no DRi na UFMG e demorou 1 ou 2 dias pra ficar pronto.

Personal Statement: Aqui que o bicho começa a pegar, hahahaha. Você precisa fazer um texto de até 4000 caracteres falando sobre você, porque quer fazer esse curso, suas experiências, porque quer estudar no UK, enfim... o que raios te faz merecer estudar lá. hahaha
É bem difícil, eu pelo menos achei, mas se você tem um bom rendimento e uma boa nota de inglês dizem que ele não precisa ser tão brilhante, mas se você tem problemas com algum desses dois, esse é um espaço pra você se justificar e provar que mesmo assim dá conta e eles devem te aceitar.
Posso compartilhar o meu com vocês, mas só depois que tudo estiver certo porque sou medrosa e quero evitar qualquer problema. hahaha

Escolhendo as Universidades: Essa é uma parte muito importante e bem difícil também. A lista das universidades e dos cursos disponíveis foi divulgada apenas quando abriram as inscrições no SwB. Mas, olhando as listas anteriores você pode ter uma ideia para começar a pesquisar. Para a entrada em setembro são MUITAS opções (para a entrada em fevereiro são menos, porque o ano escolar deles começa em setembro). Eu pesquisei nos rankings das universidades, perguntei pra professores e usei o Bolsistas pelo Mundo (esse link já está ajustado para engenharia no UK, mas pode olhar de qualquer país). Depois de ter pré selecionado algumas eu entrei em seus respectivos sites, vi videos no youtube e coisas assim. Fatores importantes de serem levados em conta na sua escolha:
  • Nota no teste de proficiência, lógico. No site das universidades você encontra as exigências delas, alguma aceitam alunos com nota um pouco abaixo. Se quiser pode arriscar.
  • Rendimento acadêmico exigido, essa é uma informação mais difícil de encontrar nos sites, mas muita gente entrou em contato com as universidades para saber. Se você está em dúvida, se eu rendimento não é muito bom, entre em contato pra não perder uma opção de bobeira. Lembre-se de ser realista! Se não tem rendimento bom não vai se inscrever na top na balada super concorrida porque ela é um máximo, se inscreva onde você realmente tem chance.
  • Custo de vida. Apesar de a bolsa oferecida ser o suficiente para se viver lá, muita gente prefere procurar uma cidade menor, onde as coisas são mais baratas, pra sobrar um dinheirinho melhor. Mas também tem muita gente que prefere viver em Londres porque é Londres né?! (lá a bolsa é o dobro)
  • Qualidade do ensino da universidade na sua área/seu curso.
  • Parcerias com a sua IE de origem. Eu mesma não levei em conta isso, mas tem gente que procura universidades onde, por exemplo, seu professor de IC tem contatos, ou há um grupo de pesquisa parceiro.
Minha nota do teste de proficiência e meu rendimento não me impediram de me inscrever em nenhuma universidade que abriu. Minha primeira opção foi The Universitie of Sheffield para o curso System and Control Engineering, essa universidade foi recomendada por todos os meus professores porque é uma referência mundial na área de engenharia de controle. É muito importante a escolha da sua primeira opção porque as universidades sabem se foram colocadas como primeira opção ou não e algumas só te aceitam se forem realmente a primeira. Nas minhas segundas opções eu coloquei Electronic Engineering em The Universitie of Nottingham e Universitie of Southampton. Coloquei Electronic porque não tinha controle e acreditei ser menos concorrido do que elétrica. Esse é um problema que você pode encontrar, correspondência do seu curso. Mas, não tem problema, você pode inscrever pra qualquer um relacionado. O que fez eu colocar Nottingham em 2º foi porque em termos da universidade não perde em nada pra Southampton e é mais perto de Sheffield, como eu e o Gabriel estamos tentando juntos temos mais chance de ficarmos perto se um for mandado para a 1ª e o outro para a 2ª opção.
Depois de feitas suas escolhas basta se inscrever no site e aguardar ansiosamente. hahahaha

O SwB irá te enviar uma offer para você estudar na universidade de mais alta prioridade que te aceitou e você tem 48h para aceitar. Se você recusar.. perdeu. Apenas uma offer é enviada. Se nenhuma das suas 3 opções te aceitarem sua application é enviada para uma 4ª universidade, não muito concorrida, que eles acreditam que vai te aceitar. 
Nesse edital eles nos informaram que as offers começarão a ser enviadas dia 08/04, vulgo AMANHÃ! Então vocês podem imaginar meu desespero. Mas, desespero mesmo, será se eu demorar pra receber depois que o pessoal começar a receber. D:

Estou aqui bem nervosa mas uma representante do conselho britânico falou em uma palestra semana passada que quem chegou até aqui tem graaaaaandes chances de ir, que é muito raro dar problema pra alguém. Mas de qualquer jeito não tem como não ficar nervosa e imaginar afinal, para onde eu vou???
Espero voltar amanhã com notícias excelentes, mas pode ser que demore. Não tem como não ficar cheia de esperanças, hahahaha.
Cruzem os dedos por mim e Sheffield, por favor me queira! hahaha