segunda-feira, 1 de abril de 2013

CsF: International English Language Testing System (IELTS)


Olá gente, como as offers das universidades devem começar a chegar segunda dia 08 essa semana deve ser movimentada, mas não se acostumem com posts 3 dias seguidos. xD
Como prometido estou de volta para falar do IETLS! Infelizmente não posso ajudar com o TOEFL, mas você deve conhecer alguém que fez o teste e não exite em perguntar! :)
Ele é um teste de Cambridge, portanto britânico. Logo, se for inscrever pro UK: FAÇA IELTS!!!!!

Apply Now
Se você decidiu que é esse o teste que você irá fazer, não perca tempo: apply NOW! O site é o https://ielts.britishcouncil.org/, lembre-se que você deve fazer o Academic, nada de General Training. O ideal é você ter o resultado do seu teste no ato da inscrição, apesar de que o CsF aceita que você envie o resultado até mais ou menos um mês depois de encerradas as inscrições. Mas como eu disse no outro tópico, sua nota pode influenciar a escolha do país. Recomendo que você seja prevenido, eu inscrevi em Setembro para fazer em Dezembro, mas as datas vem lotando cada vez mais.
O site ai é bem amigável, você escolhe o país, a cidade, e o modo do teste e ele te mostra as datas disponíveis. O valor é sempre de 440 reais (mais ou menos igual ao do TOEFL).
Uma vez que você tenha se inscrito ai nesse site vai receber um e-mail com recomendações, é de se esperar que todos os e-mails sejam em inglês, se você tiver problemas com isso já é um mal sinal! O primeiro passo é ir ao banco, acho que é HSBC, e fazer o depósito de 440 reais na conta que eles te passam (tem que ser no caixa físico, não pode ser no eletrônico). Você tem um prazo de dois dias para efetuar esse pagamento e enviar por e-mail o comprovante do depósito, uma foto 3x4 e seu documento, o mesmo que será apresentado no dia do teste. Não pode ser CNH, tem que ser RG ou passaporte. Depois de enviados não se desespere se a resposta não chegar, acho que demora 1-2 semanas para eles confirmarem que receberam e tal, ai vão falar pra você aguardar por informações. Essas informações provavelmente chegarão apenas uns 4 dias (na melhor das hipóteses, vocês vão ouvir minha história) antes do dia do seu teste. Não se preocupe, é assim mesmo. Agora você está inscrito.

How do I prepare?
Quando você receber o e-mail de confirmação da inscrição receberá também login e senha para a página do IELTS onde você pode acessar um curso online "free" (você pagou 440 reais, não é free mesmo), é o Road to IELTS. Vale a pena, principalmente se você (como eu) não pretende fazer aulas particulares. Eu me preparei sozinha (sem professor) junto com o Gabriel, nós buscamos material na internet e nos ajudamos. Foi o suficiente, mas nós dois já tínhamos uma base de inglês (principalmente ele) e já estávamos familiarizados com testes de Cambridge (eu fiz FCE e ele CAE, a estrutura é beeem parecida com a do IELTS). O que eu recomendo é que você busque exemplos de prova, seja no Road to IELTS, no http://www.ielts.org/, em livros de Cambridge ou em qualquer outro lugar (tem muuuuito), e tente fazer. Eu fiquei bem mais tranquila quando vi que dava conta do Reading e do Listening. Se você tiver dificuldades procure um professor, você pagou 440 reais para fazer o teste e seu intercâmbio depende dele, se esforce e faça de tudo para ir bem!
Treinar para Reading e Listening é fácil, é só pegar as provas antigas e fazer. São 40 questões cada e tem uma tabelinha de conversão pra nota que varia de 1 a 9 andando de 0.5 em 0.5. Você pode facilmente medir seu desempenho.
Speaking e Writing já é outra história se você não tem um professor. Você pode (e deve) treinar, mas não dá pra saber como está seu nível. Tem que praticar mesmo! Principalmente por causa do TEMPO, que é o maior problema no teste. Pra esses eu recorri ao Road to IELTS, lá tem videos que eles dão dicas e falam o que eles esperam no seu teste, não deixe de assistir.

Test Format
Listening - 30 minutos: São 4 passagens, há monólogos e diálogos e também sempre pelo menos uma passagem com assuntos acadêmicos. Ele é completamente linear, as respostas para as 40 perguntas vão surgindo no áudio a medida que as perguntas vão aparecendo no papel. Se você perder uma, perdeu! Não perca tempo pra não perder as outras. O áudio é tocado apenas uma vez. Tenho quase certeza (98%) que no final você tem 5 ou 10 minutos para passar as respostas para o gabarito, nessa hora você dá seus chutes nas que você perdeu. Não treine com fone, no dia serão caixinhas de chiando e no talo e você pode estar em qualquer lugar da sala.
Reading - 60 minutos: São 4 textos, o número de questões varia de um pro outro mas no total são sempre 40. O estilo das questões (e da prova toda) é o mesmo, não deixe de treinar pelas provas antigas. Eu achei bem fácil o Reading, mas tem a questão do tempo. Se fossem 120 minutos você acertava tudo, mas são 60 e pode não dar tempo de ler tudo. Leia as questões antes e faça uma leitura dirigida do texto, não agarre procurando uma resposta, depois que você tiver feito tudo que você sabe você volta nas dúvidas. Treine marcando o tempo, não se engane, marque mesmo. Isso pode te derrubar no dia da prova.
Writing - 60 minutos: Você tem que escrever 2 textos, um de no mínimo 150 palavras que é um texto descritivo. Que você faz com base em um gráfico, fluxograma, imagem ou algo do tipo. Ele vale 1/3 da sua nota mas se garanta nesse, porque ele é o mais fácil. O segundo é uma redação estilo vestibular com no mínimo 250 palavras, esse foi o meu terror do IELTS! Redação de vestibular em inglês... como eu já disse, tem que treinar. Novamente o tempo é um GRANDE problema, marque seu tempo sempre. E mesmo que você vá se preparar sozinho arrume alguém para revisar seus textos, o Gabriel revisava os meus. Não só é importante revisar como uma opinião amiga e sincera sempre faz bem e te ajuda a melhorar.
Speaking - 11 a 14 minutos: É uma entrevista com um examinador, começa com perguntas bobinhas e cotidianas, depois tem uma parte onde você tem que falar por 2 minutos sobre um certo assunto (você tem 1 minutos antes pra pensar) e no final tem mais perguntas, um pouco menos diretas e mais discursivas, relacionadas ao tópico da parte 2. Na parte 2, no seu 1 minuto para pensar, o examinador vai te dar papel e lápis e também uma folha com umas perguntinhas que você DEVE responder nos seus 2 minutos, então sua fala fica mais direcionada. Pratique conversando com seus amigos que também estão se preparando para o teste e treinem examinando um ao outro e depois dando um feedback do que achou. Foi isso que eu fiz.

Test Score
A nota do teste varia de 0 a 9, mas 0 é pra quem nem foi fazer, então na verdade varia de 1-9. E como eu já disse, anda de 0.5 em 0.5. AQUI você acha o que "quer dizer" cada nota, tipo um 9 é Expert User.
Nos editais que eu vi as exigências, para ir sem curso, variavam de 4.5 a 6.5 em todas as bandas. Para o UK é exigido pelo menos 5.5 em cada banda, mas atenção! A maioria das universidades lá pede pelo menos 6.0 de overall band score (média) para você poder estudar nelas, algumas pedem até 7.0. Então não ache que 5.5 tá bom, estude para conseguir o melhor que você puder, sempre mirando um 6.5, 7.0, pra você ficar tranquilo e não ficar restrito nas opções de universidades.

Test Day and Results
O seu teste escrito (Reading, Writing e Listening) será provavelmente em um sábado (devido à grande demanda em janeiro eles até abriram novas datas no meio da semana) às 13h. Chegue cedo, fique tranquilo, vá ao banheiro antes e leve uma garrafinha de água (não tem intervalo). Não é permitido lanche, apenas garrafinha. Você até pode levar uma caneta, mas os gabaritos devem ser preenchidos a lápis. Esse tipo de recomendação você receberá num e-mail alguns dias antes do teste. Esse e-mail também vai ter o local da sua prova e data/hora/local do seu speaking, que pode ser quarta, quinta, sexta ou sábado (de manhã). Fique atento ao seu e-mail, MUITO atento. Conheço gente que recebeu o e-mail quarta de manhã falando que o speaking era quarta à tarde. Se você mora em outra cidade provavelmente seu speaking será na sexta ou no sábado pela manhã, eles não são muito flexíveis, mas você pode tentar conversar. Meu caso foi desesperador, era quinta à tarde e eu não tinha recebido e-mail, e já estava ligando no British Council desde segunda e eles só me mandavam aguardar. Daí a moça me dá a bela notícia de que meu speaking tinha sido na manhã de quinta (niiiice). Pânico, mas tudo bem, ela me redirecionou pra responsável que me disse que aparentemente ninguém da quinta recebeu os e-mails então eles remarcaram todos para segunda. Foi uma terrível exceção.
O resultado online sai exatamente 13 dias depois da prova, depois disso o certificado é postado lá de SP e chega na sua casa provavelmente menos de 1 mês depois do seu test day. Vale lembrar que o UK estava exigindo o certificado original no ato da inscrição, então não conte com 13 dias, conte com 1 mês.

My Results
No final das contas, apesar de todo o desespero, eu fui bem melhor do que imaginava. Eu achei que não conseguiria 5.5 no Writing e não tinha ideia de como poderia ir no Speaking. Ai vai o resultado final:
Listening: 7.5 (acertei 32-34)
Reading: 8.5 (acertei 37-38)
Writing: 6.5 (UFA)
Speaking: 7 (Good User)
Overall: 7.5 (entre Good User e Very Good User)
Eu realmente não esperava essa nota, segundo as tabelas deles é equivalente a um CPE, a um C1 ou C2 e a mais de 100 no TOEFL (sério, muito mais fácil tirar 7.5 do que mais de 100 no TOEFL).
Olha, eu nunca fiz aula de inglês (exceto uns meses de preparatório pro FCE), só tinha um FCE, realmente não acho que seja isso tudo. Mas, também não foi de graça né gente, eu me preparei bem para o teste e fiquei muuuuito feliz com o resultado.
Eu tenho costume de assistir séries/filmes sem legenda e ler bastante em inglês, acho que isso me ajudou muito. E o pouco tempo de preparatório pro FCE que eu fiz foi o suficiente para desenvolver meu speaking.
O writing realmente foi meu problema e o que eu mais treinei, porque eu nunca tinha escrito nada em inglês antes. Essa nota foi o suficiente para eu poder aplicar para qualquer universidade que abriu.

Espero que este post tenha ajudado alguém, qualquer dúvida podem me perguntar (deixem ai nos comentários pra ajudar quem vem depois também). É isso gente, keep calm! hahaha
Se esforce, a nota no teste é muito importante para você não ficar limitado nas suas decisões e ela é um dos critérios de desempate na hora de conseguir a bolsa. Boa sorte para os que vão fazer e até o próximo post! :)

4 comentários:

Rogger Lacerda disse...

Nu, Olívia. Que tempo (e animação) vc teve pra escrever esse post. rsrsrs
Não conhecia o seu blog, mas, com certeza, será de grande valia para o pessoal que irá tentar o CsF esse ano.
Parabéns pela iniciativa!
Rogger.

Tarcisio disse...

Ahhhh não sabia dessa de não poder pagar em caixa eletrônico! Tentei várias vezes e não consegui, e como já não era mais horário comercial não tinha como ir em outro caixa. Mas fica a dica pra quem quiser pagar: DOC também serve, fiz tudo pela internet e deu tudo certo.

E tem muito material na internet mesmo! Eu peguei várias dicas no www.ielts-blog.com e também alguns livros preparatórios de maneira extra-oficial (aka torrent). E deu tudo certo :D

Unknown disse...

Pois é, o Álvaro também não sabia, acabou indo depois do horário comercial e não conseguiu pagar. Por isso coloquei essa dica ai! hahaha

Não conhecia esse site (ielts-blog), mas os livros de maneira extra-oficial são fundamentais! hahaha

Rafael disse...

Te perguntar...
Eu posso fazer o envio para o site do CSF com o online results que sair do site? Pois creio que o resultado físico vai chegar depois da data de homologação do documento de proficiencia.
posso?